Espetáculo de Teatro e Debate

«Passa-Porte» de André Amálio/Hotel Europa

23 de março de 2017, 21h30

Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra)

Enquadramento

O CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do projeto ERC MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias, em colaboração com o Teatro Académico Gil Vicente, convida V. Exa. para assistir ao espetáculo «Passa-Porte», de André Amálio/ Hotel Europa, no TAGV, no dia 23 de março, às 21h30, no âmbito da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Às 22h45, André Amálio juntar-se-á a António Pinto Ribeiro (Programador Cultural Memoirs/ CES-UC), a Margarida Calafate Ribeiro (Investigadora Principal Memoirs/ CES-UC) e a Olga Solovova (investigadora CES-UC) para um debate pós-espetáculo. O debate será moderado por Fernando Matos de Oliveira (Diretor do TAGV).

Sinopse
Este espetáculo de teatro documental reflete sobre o fim do colonialismo português e as suas consequências na vida das pessoas que chegaram a Portugal, olhando em particular para os africanos que chegaram das antigas colónias portuguesas e a quem foi negado um passaporte português, sendo forçados a viver como emigrantes. É uma viagem feita através de testemunhos reais pela história recente em Portugal. Num processo de construção teatral denominado de Verbatim, método de criação dramatúrgica que utiliza fielmente as palavras das pessoas, recolhidas num processo de entrevistas.