Processos Educativos em Práticas Sociais Quotidianas no Brasil Contemporâneo

21 de junho de 2017, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Neste seminário discutir-se-á o papel das práticas sociais quotidianas nos processos educativos. A discussão partirá das questões propostas pelos trabalhos de investigação em curso de dois estudantes visitantes, que abordam formas sociais emergentes em cidades médias no Brasil contemporâneo.

Pedro Dutra (Universidade Federal de São Carlos) apresentará uma reflexão sobre processos educativos nas práticas e discursos em torno do Coral Trovadores do Vale, após trabalho etnográfico preliminar no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, concentrando-se nos efeitos da lógica do desenvolvimento e da colonialidade.

Ana Luiza Salgado (Universidade Federal de São Carlos) discutirá a relação entre a Educação Popular e a Universidade brasileira através de experiências de Extensão Universitária, com enfoque nas práticas sociais quotidianas na Universidade de São Carlos, no estado de São Paulo, após a realização de mapeamento do perfil da Extensão Universitária na Universidade Federal de São Carlos, e entrevistas com as coordenações de alguns projetos de Extensão selecionados.

Moderador: Tiago Castela