Colóquio

A crise do Estado de Direito e a instabilidade jurídico-política nos sistemas Presidencialistas na América Latina

Isabel Maria Freitas Valente

José Eduardo Cardozo

Sidney Jard da Silva

29 de junho de 2017, 16h00

Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Resumo

O colóquio terá como principal tema a crise do Estado de Direito e a instabilidade jurídico-política nos sistemas presidencialistas na América Latina. Entre outras questões prementes para a política latino-americana contemporânea, também serão abordados: o princípio da separação de poderes; os sistemas de governo nas constituições modernas; as deficiências estruturais e operacionais do modelo presidencialista; a instabilidade política no Brasil e na América Latina.

Notas biográficas

José Eduardo Cardozo formou-se bacharel em direito em 1981 pela PUC-SP, onde também concluiu mestrado em 1993 e cursou doutorado, este iniciado em 1994 sob a orientação do professor Celso Antônio Bandeira de Mello. Foi Ministro da Justiça (2011-2016) e Deputado Federal (2003-2011). Atualmente, cursa o doutorado na Universidade de Salamanca - Espanha. É Procurador do Município de São Paulo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Isabel Maria Freitas Valente. Doutora em Altos Estudos Contemporâneos, Investigadora de Pós-Doutoramento do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, Membro do Team Europe da Comissão Europeia e Directora-Executiva da Revista Científica Debater a Europa. Tem desenvolvido a sua investigação na área da História Contemporânea (século XX) e na área de Estudos Europeus (história das regiões ultraperiféricas, processo de integração europeia de Portugal).

Sidney Jard da Silva. Professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC). Pós-doutorando em Sociologia no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e licenciado pela Faculdade de Educação (FE/USP). Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC.
 

Organização: Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra
Apoio: Grupo de Pesquisa Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização | Grupo de Pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva