Seminário ECOSOL-CES

Economia Solidária e Educação: As Instituições de Ensino Superior como espaços de promoção da Responsabilidade Social

Jean Carlos Machado Alves (Doutorando Universidade Federal Fluminense-UFF/Niteroi-RJ)

11 de dezembro de 2017, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

A Responsabilidade Social apresenta-se como uma resposta do contexto social em que pessoas e organizações estão inseridas. As Instituições de Ensino Superior-IES têm vários papeis referente a responsabilidade, pois não se limitam à formação de profissionais tecnicamente qualificados, mas também de profissionais mais humanizados, além de influenciar direta e indiretamente as comunidades em que estão inseridas. E, dentre as iniciativas para promoção e desenvolvimento social, a Economia Solidária apresenta-se como uma alternativa de inclusão, promoção social e produtiva de pessoas que estão de alguma forma marginalizadas na sociedade. Assim, as Instituições de Ensino Superior podem contribuir para promover a qualificação profissional e humana dos futuros profissionais através da Economia Solidária.

Nota biográfica

Jean Carlos Machado Alves: Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense-UFF/Niteroi-RJ, sob orientação de Letícia Helena Medeiros Veloso e Emmanuel Paiva de Andrade. Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) e graduado em Administração (UFSJ). Realiza estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), como bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) sob a orientação do professor Pedro Hespanha. É professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP em João Monlevade/MG e membro do Laboratório de Extensão de Economia Solidária – Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP. Foi coordenador da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares-ITCPs. Tem experiência na área de Administração e Produção pesquisando, principalmente, temas como: Gestão Socioambiental, Engenharia da Sustentabilidade, Economia Solidária, Terceiro Setor, Redes, Empreendedorismo, Produção e Qualidade.