Apresentação de livro

«Trabalho e Políticas de Emprego. Um Retrocesso Evitável»

28 de novembro de 2017, 18h00

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva | Braga (R. de S. Paulo)

Enquadramento

Sessão de apresentação e debate sobre o novo livro do Observatório sobre Crises e Alternativas «Trabalho e Emprego: Um Retrocesso Evitável», coordenado por Manuel Carvalho da Silva, Pedro Hespanha e José Castro Caldas.

O livro será apresentado por Manuel Carlos Silva, Sociólogo e Professor universitário e Ana Paula Marques, Professora da Universidade do Minho. Em representação dos autores estará Manuel Carvalho da Silva, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas.

Sinopse do livro

Este livro, tem como objeto o trabalho e o emprego, o impacto da crise em termos de desemprego e precariedade, as políticas públicas adotadas ao abrigo do memorando com a Troica, o seu significado e as suas consequências. Mostra que o resgate a que Portugal esteve sujeito fez do trabalho “variável de ajustamento” de um “desequilíbrio” que na sua origem era antes do mais financeiro. Defende que o verdadeiro reequilíbrio passa pela revalorização do trabalho em todas as suas dimensões — retribuição, segurança, autonomia, participação na definição do destino das empresas e de outras organizações.

.