Gender workshop

Novas masculinidades - contributos para as lutas feministas

Ângelo Fernandes (Presidente da 'Quebrar o Silêncio')

20 de fevereiro de 2018, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

 Desafiar e desconstruir os atributos tradicionais da masculinidade é um passo essencial para contribuir para as lutas feministas e igualdade de género. Reconhecendo que o histórico de violência contra mulheres e raparigas é principalmente exercido pelos homens como mecanismo social que beneficia os mesmos em detrimento dos direitos das mulheres, é fundamental criar um espaço de reflexão sobre novas masculinidades. Assim, a reflexão sobre novas formas de masculinidade, desconstruindo as normas que estão enraizadas na sociedade, representa uma estratégia para alcançar resultados benéficos não só para as mulheres como também para a própria saúde e educação dos homens.

Esta reflexão incide sobre a urgência de mudar as atitudes e comportamentos dos homens em relação às mulheres, de forma a contribuir para as lutas feministas e igualdade de género. A nossa reflexão pretende também abordar as diferentes dimensões de ser homem, passando pelo homem que representa a agressão e opressão feminina até ao homem que é promotor dos direitos das mulheres e da igualdade de género, focando ainda outros aspectos como reconhecer a existência da faceta do homem enquanto vítima, nomeadamente de violência e abuso sexual.

O reconhecer das diferentes dimensões que constituem a extensão de ser homem, pretende evocar os princípios básicos dos direitos humanos, para contribuir para uma educação que transmita aos rapazes, desde cedo, valores para a igualdade de género, fomentando o reconhecimento da igualdade de direitos entre mulheres e homens.


Nota biográfica

Ângelo Fernandes é o fundador e presidente da Quebrar o Silêncio – a primeira associação portuguesa de apoio especializado a homens sobreviventes/vítimas de abuso sexual. Feminista e reivindicador dos direitos humanos e igualdade de género, trabalha no sentido de desafiar as diferentes representações de masculinidade tóxica e a desconstrução dos atributos da masculinidade tradicional que promove o machismo e sexismo. Assume-se como um defensor das novas formas de masculinidade como meio de contribuir para uma sociedade equitativa onde as mulheres e homens gozem de plena igualdade de oportunidades.


Leituras recomendadas:

MenEngage Alliance (2017), Accelerating efforts to eliminate violence against women: Engaging men and boys in preventing and responding to violence against all women and girls
http://menengage.org/wp-content/uploads/2017/06/MenEngage-Alliance-HRC35-brief-June-2017.pdf

UN Women Training Centre (2016), Understanding Masculinities and Violence Against Women and Girls
https://trainingcentre.unwomen.org/pluginfile.php/72/mod_data/content/26885/masculinities%20booklet%20.pdf