Oficina

Feiras tradicionais populares: questões de qualidade e (in)segurança alimentar pela abordagem etnometodológica

Cynthia Maciel Duarte

Euridice Alencastro

27 de fevereiro de 2018, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Pretende-se debater as possibilidades de uma abordagem etnometodológica das feiras tradicionais e populares com comércio de alimentos, abrangendo algumas das suas especificidades, tais como a apresentação das barracas ou tendas, abordagens de vendedores e compradores, além de relações entre comerciantes.

O Programa inclui: 1. Breve apresentação sobre a pluralidade económica, sobre a perspetiva etnometodológica no estudo das feiras e sobre a importância da segurança alimentar; 2. Dinâmica sobre a compreensão a respeito do que é uma feira; 3. Comparação com os dados coletados nas feiras estudadas, debatendo as questões relativas aos modos de gestão destinados a minimizar os riscos alimentares para o consumidor, relativas à existência de diversas formas de economia e relativas à diferenciação dos intervenientes no mercado; 4. Debate sobre o papel das feiras e o reconheciemnto da existência de uma pluralidade de lógicas económicas.


Notas biográficas

Cynthia Maciel Duarte é bolseira da CAPES-Brasil de estágio doutoral, realizando período de investigação no CES, com orientação de Luciane Lucas dos Santos; doutoranda em Comunicação Social na PUC-Rio, desenvolvendo pesquisa na Feira de São Cristóvão; mestre em Comunicação Social pela UERJ; especialista em Mídia, Tecnologia e Educação pela PUC-Rio e graduada em Relações Públicas e Jornalismo pela UERJ. Tem mais de 10 anos de experiência em comunicação corporativa.

Eurídice Ribeiro de Alencastro é doutoranda em Território, Risco e Políticas Públicas na Universidade de Coimbra; mestre em Tecnologia de Alimentos e Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Actua nas áreas de controle da segurança alimentar e no treinamento de manipuladores de alimentos, assim como na fiscalização, consultoria e assessoria em planejamentos e projetos nas áreas de restauração.