Seminário

Estado e a reforma da previdência no Brasil

Sérgio Ricardo Ribeiro Lima (Universidade Estadual de Santa Cruz)

5 de abril de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Resumo

O presidente do Brasil – Michel Temer - vem alardeando um falso discurso sobre o déficit da Previdência Social. Justifica, assim, a necessidade urgente de se fazer uma reforma sob o risco de comprometer as aposentadorias futuras, assim como o crescimento econômico do país. Nosso objetivo, neste seminário, é mostrar que o Sistema de Previdência Social no Brasil não é deficitário. Trata-se de uma manipulação contábil do orçamento do Sistema a fim de justificar a reforma para finalidades de natureza financeira.

Nota biográfica

Sérgio Ricardo Ribeiro Lima - Graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande, estado da Paraíba; mestre em Economia Política pela Universidade Federal de Campina Grande, estado da Paraíba; Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, estado de Pernambuco; Pós-Doutorando pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC); Professor de Economia Política pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, estado da Bahia.