Colóquio Internacional

27 a 29 de setembro de 2018

Bissau (Guiné-Bissau)

Enquadramento

A 24 de setembro de 2018 celebra-se o 45º aniversário da independência da Guiné-Bissau. Para assinalar a efeméride, o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra através do projeto CROME (CES-UC/CROME) juntam-se para promover um colóquio internacional dedicado às memórias e aos legados das lutas de libertação.

Reconhecendo que as circunstâncias específicas da estratégia de guerrilha e do desenrolar da guerra de libertação na Guiné-Bissau foram decisivas para o fim da ditadura em Portugal, e com impacto, portanto, nos diferentes contextos de luta anticolonial, serão apresentadas comunicações com um enfoque particular na luta armada desencadeada na Guiné-Bissau, privilegiando a análise dos processos de memorialização nacional, transnacional e internacional a que deram origem.

Os contributos centrar-se-ão, sobretudo, em torno das seguintes temáticas:
- Memórias cruzadas das lutas de libertação: anticolonialismo, descolonização e transição para a independência
- Materializações da Memória. Os espaços simbólicos da luta de libertação em memoriais, monumentos e museus
- Os arquivos da luta: entre a História, a Memória
- Agentes da luta, construtores da Nação: os diferentes atores da libertação nacional
- Cantar e contar a luta de libertação: cultura, política e testemunho

Comissão Organizadora:
Carlos Cardoso (CESAC)
Fodé Abulai Mané (INEP)
Inês Nascimento Rodrigues (CES)
Miguel de Barros (CESAC)
Miguel Cardina (CES)