Seminário

A financeirização da terra urbana e seus impactos sobre os direitos das populações vulnerabilizadas: uma análise a partir do caso brasileiro

Tarcyla Fidalgo (Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro)

22 de maio de 2018, 15h30

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Muito se tem falado nos últimos anos sobre o processo de dominância da esfera financeira sobre a produtiva do capitalismo, e todas as implicações daí decorrentes. De fato, parece que as finanças passaram a ditar a ordem econômica, política e social, com graves implicações em termos de garantia de direitos para a população. O seminário que se sugere pretende tratar das interrelações entre o capitalismo sob dominância financeira e a terra urbana sob duas janelas de análise: o ajuste espacial imposto ao espaço urbano e a produção de capital fictício que tem como lastro a terra. A partir da análise de tais interrelações, pretende-se abordar os novos rumos da política fundiária brasileira – a partir da recém aprovada Lei 13.465, e seus impactos para os direitos das populações citadinas vulnerabilizadas.

Nota biográfica

Tarcyla Fidalgo é doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Direito à Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui especialização em Sociologia Urbana também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas pesquisas se relacionam com a questão fundiária brasileira, a partir de uma abordagem crítica dos modelos normativos e das políticas públicas desenvolvidas nesta área. É atualmente diretora do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro - LEDUB.