Diagnóstico Participativo: o método DRPE

José Roberto Pereira (CES)

4 a 8 de junho de 2018, 10-13h | 14h30-17h30

Sala 8, CES | Alta

Enquadramento

Oferecer elementos teóricos e metodológicos que possibilitem aos participantes compreender e operacionalizar o método, dentro de uma perspectiva de democracia participativa e deliberativa, bem como do desenvolvimento participativo sustentável.

Inscrições limitadas a 20 vagas. Inscrições até 28 de maio.

Nota biográfica

José Roberto Pereira - Pós-Doutorando em Ciências Sociais no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2017-2018). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Orientador no Mestrado Profissional em Administração Pública, no mestrado e Doutorado acadêmico em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular em Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal de Lavras. Tem coordenado projetos de pesquisas e orientações nas áreas de democracia participativa e deliberativa, administração pública e gestão social. O foco teórico está fundamentado na abordagem da Teoria da Ação Comunicativa voltada para a construção e delimitação dos campos de pesquisa em gestão social e administração pública. Publicou em 2017 três livros: Gestão Pública Municipal; Diagnóstico Participativo: o método DRPE (Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador); Gestão Social de Cooperativas. Atualmente está a pesquisar sobre Gestão Social da Água: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal.