Colóquio Internacional

Deficiência e autodeterminação: o desafio da Vida Independente 

19 de junho de 2018, 09h30

Auditório Montepio (Lisboa)

Enquadramento

O reconhecimento dos direitos de cidadania das pessoas com deficiência ao longo das últimas décadas tornou urgente a criação de políticas sociais potenciadoras da inclusão social, da participação e da autodeterminação das pessoas com deficiência. Noutros contextos geográficos tal só foi possível através do estabelecimento do direito à Vida Independente. Plasmada no art. 19.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Vida Independente significa que as pessoas com deficiência devem ter a mesma escolha, controlo e liberdade na gestão das suas vidas e na vida nas suas comunidades como qualquer outra pessoa. Em Portugal esta é uma possibilidade muito recente e não generalizada à totalidade das pessoas com deficiência.

Este colóquio internacional, que contará com a presença de dois nomes incontornáveis no estabelecimento da Vida Independente a nível Europeu - Adolf Ratzka (Fundador e diretor do Independent Living Institute – Suécia), e Kapka Panayotova (presidente da European Network on Independent Living - ENIL), procura constituir um momento de reflexão sobre a situação das pessoas com deficiência e a implementação da Vida Independente para pessoas com deficiência em Portugal.

Organização: Projeto “DECIDE - Deficiência e autodeterminação: o desafio da "vida independente" em Portugal” (PTDC/IVC-SOC/6484/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016803).