Encontro | 10 anos Ecosol-CES

22 e 23 de maio de 2018, 09h30

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Resumo

Nos dias 22 e 23 de maio estaremos celebrando os 10 anos do Ecosol-CES.  “Construir Juntos a Economia Solidária” é um evento com a proposta de reunir acadêmicos, ativistas e instituições não só para celebrar os 10 anos do Grupo, mas também para propor uma reflexão sobre a Economia Solidária em Portugal, o Associativismo e os diálogos possíveis e necessários com temas próximos, a saber: os Commons, as outras economias, o Movimento de Transição, o Orçamento Participativo, as economias comunitárias. Também será um momento oportuno para uma reflexão sobre os contributos da obra de Jean-Louis Laville para a Economia Solidária em Portugal e na Europa. Contaremos com sua presença também.

O Encontro “Construir Juntos a Economia Solidária” vem coroar estes 10 anos de existência do Grupo Ecosol-CES. Ao longo desta década de existência, aprendemos muito. Ampliámos nosso diálogo com iniciativas económicas populares e comunitárias, bem como com associações e ativistas em Portugal. Integrámos a Rede Portuguesa de Economia Solidária (Redpes). Refletimos, com o apoio de pesquisadores e parceiros, sobre as particularidades da Economia Solidária em Portugal e na Europa, debruçando-nos sobre sua reiterada invisibilidade institucional. Estreitamos laços com investigadores de diferentes países e continentes, sobretudo América Latina, Europa e Ásia. Sonhámos, através da Primeira Summer School Europeia sobre Economia Solidária, com a potência de uma agenda comum que trouxesse à superfície as inúmeras iniciativas económicas organizadas em coletivo pelos próprios cidadãos. São experiências diversas, em ambiente urbano ou rural, que reacendem ou recriam práticas comunitárias, evocam outras temporalidades e ritmos, conformam novas sociabilidades e valorizam os saberes comunitários ligados à produção material da vida.

Nestes dez anos, realizámos muitas coisas que nem imaginávamos. O saldo parece insinuar que, apesar de sermos ainda um pequeno grupo, temos construído um percurso digno de nota. Até o momento, foram organizados 146 eventos, entre seminários temáticos, conferências, mesas redonda, apoio a mercados de troca e rodas de conversa, além da 1ª Summer School, com participantes de diferentes países e continentes.

Orgulhamo-nos de tentar ampliar epistemologicamente o quadro teórico da Economia Solidária nos nossos eventos e encontros académicos, aportando contributos que a interpelem e enriqueçam. Entre os contributos teóricos com os quais dialogamos, gostávamos de destacar os estudos rurais, os commons, as Economias Feministas e os feminismos do Sul, as teorias pós-coloniais e decoloniais, as epistemologias do Sul, as Economias Comunitárias, os contributos vindos do Movimento de Transição, entre outras perspetivas.

É neste sentido que convidamos a todas e todos para se juntarem ao Grupo Ecosol-CES nestes dias. Faremos um balanço destes 10 anos que se passaram e pensaremos nos próximos 10 que virão, planeando coletivamente o futuro que agora se inicia.

A inscrição neste evento é gratuita, mas obrigatória.