10 de dezembro: 1948/2018

Os próximos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: lutas, contradições e agendas de futuro

Dezembro de 2018

CES | Alta e outros locais

Apresentação

Com um conjunto alargado de eventos, o CES e a UPEA - Universidade Popular Empenho e Arte procuram mobilizar e agregar um conjunto de iniciativas que nos convidam a pensar nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Reconhecendo que as leituras convencionais dos Direitos Humanos, hoje dominantes Sistema de Proteção Internacional de Direitos Humanos, precisam de ser reinventadas de modo a serem colocadas ao serviço de agendas de emancipação social, trata-se de promover um olhar para o futuro que convoque as conquistas passadas, os desafios do presente e os limites de uma visão moderna eurocêntrica da dignidade humana. Neste programa alargado serão privilegiadas as vozes e iniciativas das organizações que, em Portugal, têm trajetórias significativas em lutas decisivas para o futuro dos Direitos Humanos.

Organização: CES/UPEA - Universidade Popular Empenho e Arte, Programa de Doutoramento «Human Rights in Contemporary Societies», Clube UNESCO Arte, Património e Comunidade, Associação Montanhas de Saberes e Grupo Intertemático sobre as Migrações.