Colóquio

Gênero, violência e territorialidade: olhares sobre o feminicídio

30 de janeiro de 2019, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Colóquio que visa reunir pesquisadoras envolvidas na pesquisa de questões de gênero, especialmente sob uma abordagem territorial. Em especial, visa apresentar e debater dados sobre o fenômeno do feminicídio, bem como sobre o seu enfrentamento no âmbito legislativo e judiciário, com especial enfoque nos casos brasileiro, mexicano e português.

1. Exibição (parcial) de documentário sobre o tema do colóquio.

2. Abertura, apresentações e mediação ao debate: Alex Ferreira Magalhães (Professor do IPPUR/UFRJ; Pós-Doutorando no CES).

3. Exposição / Cenário sobre o tema do colóquio: Cristiane Brandão Augusto (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela Universidad Nacional Autónoma de México).

4. Debatedoras: Tatiana Moura e Irina Castro (Investigadoras do CES).

5. Abertura da palavra aos presentes, para questões e comentários.

6. Resposta e considerações finais por parte de toda a mesa (mediador, expositora e debatedoras).

Notas biográficas

Cristiane Brandão Augusto - Pós-Doutora em Estudos de Gênero pelo Centro de Investigaciones y Estudios de Género da Universidad Nacional Autónoma de México; Doutora em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado de Rio de Janeiro; Mestra em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-graduação do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos e da graduação da Faculdade Nacional de Direito, ambos da Universidade Federal de Rio de Janeiro; Docente do Programa de  Pós-graduação em Direito e Gênero da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Observatório Latino-americano de Justiça em Feminicídio, seção Brasil. Coordenadora do Curso de Extensão Universitária “Promotoras Legais Populares”, para empoderamento e cidadania feminina. Codiretora dos documentários "Juizados.doc" e "Não foi suicídio". Autora de livros e de artigos em Direito Penal, Criminologia, Violência de Gênero e Acesso à Justiça.