Colóquio Internacional

Risco, Vulnerabilidade e Território

7 e 8 de outubro de 2010

Auditório da Reitoria, Universidade de Coimbra

Tradução simultânea (Português/Inglês - Inglês/Português)

Programa:

9.30 - Sessão de abertura

10.00 - 13.00 | Vulnerabilidade social: paradigma e modelos

10.00 : Susan Cutter (Universidade da Carolina do Sul) - Vulnerability Science:Models,Methods and Indicators(A Ciência da Vulnerabilidade:Modelos, Métodos e Indicadores)

10.45: David Alexander (Universidade de Florença) - Models of Social Vulnerability(Modelos de Vulnerabilidade Social)

11.30: coffee break

11.45: Torsten Welle (Instituto para o Ambiente e Segurança Humana, Universidade das Nações Unidas UNU - EHS) - Vulnerability Assessment:Examples with respect to Floods(A avaliação da Vulnerabilidade: Exemplos em torno das Inundações)

Moderador: José Manuel Mendes (CES, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)

15.00 - 18.00 | Risco e vulnerabilidade social: uma visão integrada

15.00: José Manuel Mendes (CES, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) - Vulnerabilidade social e Gestão do Risco em Portugal: A importância do território (Social Vulnerability and Risk Management in Portugal: The Relevance of Territory)

15.30 : Alexandra Aragão (CES, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) - Uma Protecção Civil mais eficaz, mais justa e mais democrática na União Europeia: a relevância jurídica da vulnerabilidade social

16.15: coffee break

16.30 : Lúcio Cunha (CEGOT, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) - A Percepção dos Stakeholders no Processo de Avaliação da Vulnerabilidade Social - o exemplo de Coimbra(The Perception of Stakeholders in the Process of Evaluation of Social Vulnerability - the example of the Municipality of Coimbra)

17.00 : Alexandre Tavares (CES, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) - A Importância da Escala na Percepção e nas Políticas Públicas do Risco. Análise do caso português (The Relevance of Scale for Public Perception and Policies on Risk . Facing the Portuguese case )

Moderador: Fernando Rebelo (CEGOT, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

17:45 | Encerramento da sessão

Fernanda Carmo (Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades)

9.30 - 13.00 | Risco e políticas públicas

9.30 : Marisa Matias (Parlamento Europeu) - Legislar o risco no contexto da União Europeia  (Legislating Risk in the Context of the European Union)

10.00 : Celeste Coelho (Universidade de Aveiro) - Os Desafios Actuais das Políticas Públicas do Risco: a nível internacional e nacional

10.30: coffee break

10.45 : José Luís Zêzere (IGOT, Universidade de Lisboa) - Avaliação e Gestão de Risco na Escala Regional: o caso da área Metropolitana de Lisboa

11.15 : Laura Centemeri (CES) - The CES Risk Observatory "OSIRIS". Investigating Risk and Public Action

11.45 : Greg Bankoff (Universidade de Hull) - Sub-Contracting Risk: Neoliberal Policy Agendas and the Changing Perceptions and Practices of Flood Risk Management in England and Wales (A sub-contratação do risco: Agendas políticas neo-liberais e as mudanças nas percepções e nas práticas da gestão do risco de inundação em Inglaterra e no País de Gales) (A sub-contratação do risco: Agendas políticas neo-liberais e as mudanças nas percepções e nas práticas da gestão do risco de inundação em Inglaterra e no País de Gales) (A sub-contratação do risco: Agendas políticas neo-liberais e as mudanças nas percepções e nas práticas da gestão do risco de inundação em Inglaterra e no País de Gales)(A sub-contratação do risco: Agendas políticas neo-liberais e as mudanças nas percepções e nas práticas da gestão do risco de inundação em Inglaterra e no País de Gales)

Moderador: Alexandre Tavares (CES, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

15.00 - 18.00

Workshop «Políticas, Instituições e Estratégias: O Poder do Risco», com entidades convidadas, que tem como objectivo proceder a uma reflexão alargada com a presença representantes do mundo científico e de diferentes instituições nacionais directamente envolvidas no planeamento e gestão do risco.

16.15: coffee break

Presenças confirmadas

Domingos Rodrigues (Centro de Geologia da Univ Porto e Universidade da Madeira)

Domingos Xavier Viegas (Director da ADAI)