Aulas Magistrais

Boaventura de Sousa Santos | Aulas Magistrais 2020

27 de março a 22 de maio de 2020

Aula 1 – 27 de março de 2020
Entre a utopia e a miopia

Aula 2 – 3 de abril de 2020,
O colonialismo do século XXI

Aula 3 – 30 de abril de 2020
O marxismo do século XXI

Aula 4 – 8 de maio de 2020
Direitos Humanos no Século XXI

Aula 5 – 22 de maio de 2020
O tempo e as metodologias pós-abissais

NOTA:

No contexto da pandemia de COVID-19, estando as Aula Magistrais a ser ministradas em plataforma digital, o podcast de cada uma será disponibilizado no Canal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no YouTube na semana seguinte à realização de cada uma.

Nota biográfica

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.

Temas de pesquisa: Epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos.

Os seus livros têm sido publicados em português, inglês, italiano, espanhol, alemão, francês e chinês.