Colóquio

What Education? Arquitetura, Ensino e Investigação

22 e 23 de maio de 2020, 10h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Esta atividade será acessível através da plataforma Zoom.

22 maio 2020, 10:00 AM Lisboa
Tópico: What Education? Arquitectura, Ensino e Investigação - DIA 1

23 maio 2020, 10:00 AM Lisboa
Tópico: What Education? Arquitectura, Ensino e Investigação - DIA 2

Apresentação

“What Education?” é um dos 11 “What” em que se estrutura a investigação «(EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture», uma leitura multifacetada, retrospectiva e prospectiva, da arquitectura portuguesa.

Esta linha de investigação pretende explorar a sedimentação de uma cultura do ensino da Arquitectura em Portugal entre 1966 e 2016, mapeando a reacção das escolas de Arquitectura aos principais eventos políticos e culturais. Ao longo deste período, não só as escolas do Porto e de Lisboa se foram transformando, como também se foram criando novos cursos de Arquitectura, com programas pedagógicos alternativos, para dar resposta à integração progressiva da Arquitectura no sistema universitário. De facto, nestes 50 anos, o grande desafio para a educação do Arquitecto tem sido a mudança de paradigma do sistema belas-artes para o sistema universitário, com a integração das ciências sociais e das tecnologias, num campo dominado pelas artes.

Este evento em formato digital reúne os investigadores do projeto (EU)ROPA e investigadores convidados da linha “What Education”, com o objectivo de debater publicamente os primeiros resultados da investigação. Pretende-se identificar para cada caso de estudo, os temas mais relevantes e os momentos-chave da formação do/a arquitecto/a. Simultaneamente, serão colocados os desafios trazidos a este contexto pela investigação, de acordo com os desenvolvimentos da linha “What Research”.

ORGANIZAÇÃO: Centro de Estudos Sociais (CES-UC) - Jorge Figueira, Gonçalo Canto Moniz, Bruno Gil, Carolina Coelho.
PARCERIA:  Fundação Marques da Silva

Actividade no âmbito do projeto de investigação «(EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture», financiado por FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  POCI-01-0145-FEDER- 030492.