Encontro

2.º Encontro de Investigação Salvaguarda em Desenvolvimento

23 de junho de 2020, 09h00

Evento em formato digital

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom e está limitada ao número de vagas disponíveis.
Zoom ID: 95857072440

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. Não é permitida a utilização do sistema de 'mensagens instantâneas'. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Enquadramento

A visão da sociedade para os destinos do património tem vindo a atravessar, ao longo das últimas décadas, uma mudança de paradigma. De bens com um valor em si e que devem ser alvo de medidas de estrita proteção para os passar às gerações vindouras, a perceção tem vindo a evoluir no sentido de configurar os bens patrimonializados como um recurso para o desenvolvimento. Esta é uma perspetiva dinâmica que tem vindo a ser enriquecida com a consciencialização, cada vez maior, do papel que a cultura pode desempenhar no reforço das identidades sociais e na criação de novas oportunidades para (re)qualificar as diferentes dimensões do ambiente urbano.

Neste contexto, um novo fôlego das políticas públicas para o património dá sinais de uma inflexão em face do reforço dos compromissos assumidos internacionalmente com o desenvolvimento sustentável, socialmente justo e culturalmente enriquecedor. Neste contexto, reveste-se de extrema importância a noção do património enquanto construção social bottom-up, mais do que construção política top-down.

Com este enquadramento, o Encontro de Investigação Salvaguarda em Desenvolvimento terá como foco a discussão dos usos e valores associados ao património em diferentes contextos geográficos, nacionais e internacionais, perspetivando a sua integração nas políticas públicas para o desenvolvimento.

O 2.º Encontro de Salvaguarda em Desenvolvimento é uma iniciativa conjunta do Perfil D - Património Arquitetónico do Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP e do Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (dARQ), com extensão às respetivas unidades de I&D, o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-Grupo PACT) e o Centro de Estudos Sociais (CES).

A organização é de Rui Fernandes Póvoas e Teresa Cunha Ferreira (FAUP | CEAU) e Adelino Gonçalves e Margarida Relvão (dARQ |CES).

Mais informações através do e-mail tferreira@arq.up.pt