Quais são os requisitos materiais e procedimentais da justiça intergeracional?

Axel Gosseries (Universidade de Louvain - UCL)

8 de novembro de 2010, 10h30

Picoas Plaza,R.Tomás Ribeiro,65, CES-Lisboa

Comentadores:

João Rodrigues(Universidade de Manchester/CES)

Mathias Thaler(CES)

Resumo

Axel Gosseries vai colocar em oposição algumas das principais teorias de justiça intergeracional. Irá, depois, apresentar possíveis formas de especificar – e promover a conformidade com – as exigências destas perspectivas materiais (p. ex., constitucionalização, comissariados especiais, indicadores sintéticos). Os desafios específicos – tanto procedurais como materiais – que estas propostas pragmáticas têm de enfrentar serão também brevemente explorados (p. ex. a demo-sensibilidade e a falta de definitividade…).

Nota biográfica

Axel Gosseries, Mestre (1996, Londres) e Doutor (2000, Louvain) em Direito, é investigador permanente no Fonds de la Recherche Scientifique (FNRS) e Professor na Universidade de Louvain. É autor de um livro sobre justiça intergeracional (Aubier, Paris, 2004), e o editor de dois livros, incluindo Intergenerational Justice (2009, OUP, com Lukas Meyer). Publicou vários artigos em revistas científicas como o Journal of Political Philosophy, Economics & Philosophy, PPE, International Economic Review, Loyola of Los Angeles Law Review, Canadian Journal of Philosophy.

Organização:

Observatório do Risco (OSIRIS) e BeCOM ( O projecto BeCOM [FCOMP-01-0124-FEDER-009234] destina-se a explorar os mecanismos de tomada de decisão [nomeadamente instrumentos e procedimentos] e o respectivo papel na resolução de conflitos entre valores [incomensuráveis] à medida que estes surgem no processo de tomada de decisão pública relativamente à sustentabilidade ambiental.