Seminário | Encontros Interdisciplinares "Caminhos da Corrupção" | Barómetro da Aplicação das Estratégias Nacionais AntiCorrupção (BeNAC)

Portugal, um país de Corrupção?!

9 de setembro de 2021, 17h00-19h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este tema constitui um importante desafio à reflexão sobre o fenómeno da corrupção entre nós. Em primeiro lugar, não se conhecendo a criminalidade real, mas apenas a criminalidade registada, isto é, a criminalidade que de algum modo chega ao conhecimento das instâncias formais de controlo e relativamente à qual é aberto um processo, as perceções ganham relevância, confundindo-se, muitas vezes, no discurso e na reflexão com a criminalidade real. É, por isso, importante desconstruir essa associação refletindo, por um lado, sobre os fatores que devem ser tidos em conta na aproximação à criminalidade real e, por outro, sobre aqueles que mais contribuem para a formação das perceções neste campo. Em segundo lugar, consideramos igualmente importante revisitar as políticas e medidas legais, organizacionais ou de outra natureza nesta matéria, levadas a cabo num passado recente, e refletir sobre as razões pelas quais elas não terão sido eficientes. Resgatar essa memória é importante para ajudar a que não se repitam caminhos errados ou ineficazes do passado.

Orador/as:
- Mariana Oliveira, Jornalista do Público
- Rita Figueiras, Universidade Católica Portuguesa
Rui Cardoso, Procurador da República

Comentador: Manuel Carvalho da Silva, COLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social | Moderadora: Conceição Gomes, OPJ/CES/UC

[Inscrição gratuita, mas obrigatória]

Informações: | (+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187 / opj@ces.uc.pt

Encontros Interdisciplinares | Barómetro da Aplicação das Estratégias Nacionais AntiCorrupção (BeNAC)

Caminhos da Corrupção