Gender Workshop

Trilhando Caminhos para uma Economia mais Ética: Objetividade Posicional e Desigualdades de Género

Lina Coelho (CES)

19 de abril de 2011, 18h30

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo

Amartya Sen, prémio Nobel da Economia em 1998, é um feminista assumido, constituindo por isso uma exceção notória entre os académicos mais proeminentes neste domínio científico. Um dos seus conceitos mais fecundos para a análise das desigualdades de género é o de “objectividade posicional”. A individualidade de cada ser humano constitui o resultado (nem sempre harmonioso) de identidades múltiplas associadas ao sexo, à posição dentro da família, à classe social, ao grupo ocupacional, à nação ou à comunidade a que se pertence. Todas influenciam o modo como cada pessoa apercebe os seus interesses, bem-estar, obrigações, objetivos e legitimidade dos comportamentos. A percepção acerca do interesse próprio e a percepção que os outros têm sobre a contribuição de cada um para o bem-estar da família são elementos determinantes da alocação intrafamiliar. Ora, em algumas comunidades (e.g., a India rural)  as mulheres identificam de tal modo o seu bem-estar individual com o da família que isso as impossibilita de equacionar de forma minimamente objetiva os seus próprios interesses. Por outro lado, as atividades relacionadas com o sustento, a sobrevivência e a reprodução da família tendem a ser encaradas como “não produtivas”, o que condiciona a percepção social acerca da legitimidade das mulheres reivindicarem para si uma parcela justa dos rendimentos familiares. Daí que Sen preconize que a análise dos conflitos cooperativos que caraterizam a vida familiar deva ir para além dos interesses individual e socialmente apercebidos, obrigando à distinção ente as percepções do mundo e de si mesma e  o bem-estar, propriamente dito. Esta concepção afasta-se pois da tradição utilitarista da Economia.


Nota biográfica

Lina Coelho é Investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES), e Professora Auxiliar de Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde lecciona nas licenciaturas em Economia e Gestão. O tema do seu doutoramento em Economia, na mesma instituição, em 2010, foi "Mulheres, Família e Desigualdade em Portugal". Os seus interesses actuais de investigação centram-se nos domínios da Economia da Família, Economia da Desigualdade e Economia Feminista.

 

Organização: Gisele Wolkoff e Júlia Garraio (NHUMEP)


Nota: A «Gender Workshop series» é um espaço de debate à volta de um ou dois textos sobre a temática do género, que tem lugar uma vez por mês.