Seminário

Abrir a Fábula - Questões da Política da Memória em Moçambique

João Paulo Borges Coelho (Universidade Eduardo Mondlane)

1 de junho de 2011, 10h30

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Nota biográfica

João Paulo Borges Coelho é doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Bradford (Reino Unido), sendo actualmente Professor na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique), no Departamento de História. Os seus temas actuais de investigação incluem a construção política e os conflitos e segurança na África Austral e no oceano Índico, os movimentos e ordenamento populacional no território, e as questões que relacionam a história, o poder e a memória. Tem, sobre estes temas, numerosos trabalhos publicados. É também um dos mais destacados escritores moçambicanos, tendo já sido galardoado com o mais importante prémio literário moçambicano - Prémio José Craveirinha - com o romance “As visitas do Dr. Valdez”. Em 2009 foi o vencedor do prémio Leya, com o romance o "Olho de Hertzog”.