Mesa-redonda

A Guiné-Bissau e o golpe de 12 de Abril: interpretações, dinâmicas e estratégias de resposta

Fodé Abulai Mané

Julião Soares Sousa

Sílvia Roque

Teresa Almeida Cravo

1 de junho de 2012, 10h00/12h00

Sala de reuniões, Casa dos Limas, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Enquadramento

Esta mesa-redonda pretende debater, de modo informal, a situação atual na Guiné-Bissau, na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril. O objetivo é, em primeiro lugar, dar a conhecer ao público o contexto histórico e político em que o golpe se insere, fazendo referência ao papel da estrutura militar e dos partidos políticos no Estado guineense desde a independência. Em segundo lugar, propõe-se debater as dinâmicas atuais à luz das relações entre o Estado, a sociedade (e diferentes grupos socioculturais) e a comunidade internacional nas suas várias dimensões, desde os problemas de consolidação de um poder central democrático, da aplicação problemática de diferentes noções de direitos e de cidadania, às representações externas da Guiné-Bissau e as respetivas reações internacionais. Por último, procurará refletir-se sobre eventuais cenários futuros de mobilização e atuação.


Oradores:

Fodé Abulai Mané (Investigador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa na Guiné-Bissau (INEP), docente na Faculdade de Direito de Bissau e Doutorando em Antropologia Jurídica na Universidade de Bayreuth e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

Julião Soares Sousa (Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras)

Sílvia Roque (Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Doutoranda em Política Internacional e Resolução de Conflitos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)

Teresa Almeida Cravo (Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Docente de Relações Internacionais da Faculdade de Economia e da Universidade de Coimbra)


Organização: Sílvia Roque (FEUC/CES) e Teresa Almeida Cravo (FEUC/CES). Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP).