Seminário

Globalização, Migrações e Saúde Mental – imigrantes da Europa de Leste em Portugal

Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira Monteiro (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra)

10 de dezembro de 2012, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Background – A literatura e investigação empírica evidenciam que a experiência migratória tem um profundo impacto na saúde e bem-estar psicológicos, podendo estar associada a maior risco de morbilidade psiquiátrica. Em Portugal são ainda escassos os estudos sobre saúde mental em populações imigrantes.

Metodologia - Este estudo teve como objectivo principal avaliar o status de saúde mental, a vulnerabilidade ao stress e o suporte social em imigrantes da Europa de Leste a residir em Portugal.A amostra foi constituída por 566 imigrantes russófonos, 296 do sexo masculino e 270 do sexo feminino, com uma média de idade de 36,3 anos. A investigação incluiu um estudo com um grupo de controlo da população portuguesa sem experiências migratórias. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados, o SSQ6 (Sarason, Sarason, Sharin & Pierce, 1987), o GHQ-28 (Goldberg & Hillier, 1979), a ER80 (Pio de Abreu et al, 1980) o 23QVS ( Vaz Serra, 2000) e um questionário sociodemográfico.

Resultados- Verificou-se uma elevada incidência de vulnerabilidade ao stress, reportada por 54,9% dos imigrantes inquiridos; 10,4% dos inquiridos apresentava elevada probabilidade de patologia psiquiátrica, com uma prevalência de queixas somáticas, ansiedade e insónia; 2% apresentava sintomas de transtorno de stress pós-traumático (GHQ-28). Da análise estatística bivariada e multivariada, vários factores emergiram como tendo um impacto estatisticamente significativo na saúde mental da população inquirida: o apoio social percepcionado como disponível, o estatuto profissional, a situação laboral, o conhecimento da Língua Portuguesa, o tempo de permanência, a região de residência e a acessibilidade/ utilização do sistema nacional de saúde em Portugal.

Conclusão –Da análise de dados foram sugeridas medidas de promoção de saúde mental, com implicações nas políticas de acolhimento de população imigrante e nas práticas nos serviços de saúde.

Nota biográfica

Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira Monteiro, é doutorada em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e mestre em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Licenciada em Enfermagem, com a especialidade de Enfermagem e Saúde Mental e Psiquiatria, actualmente é Professora-Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. As suas áreas de interesse incluem as temáticas da Saúde Mental em contextos multiculturais, Migrações e Enfermagem Transcultural. Colaborou como leitora convidada na Katholieke Hogeschool Limburg, Hasselt, Bélgica e da Faculdade de Saúde Ciências Sociais e Humanas, Bergen University College, Noruega.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) e do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)