Seminário Preparatório do Fórum Cidadania pelo Estado Social

O Futuro da Proteção Social

Carlos Farinha Rodrigues

Clara Murteira

Eugénio Rosa

José Luís Albuquerque

Manuela Silva

Pedro Hespanha

29 de setembro de 2012, 11h00-18h00

Sala 1, CES-Coimbra

Enquadramento

Esta iniciativa enquadra-se na preparação do Fórum “Cidadania pelo Estado Social” que a Associação 25 de Abril está a promover em conjunto com o Centro de Estudos Sociais, o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, o Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e que tem por objectivo mobilizar a sociedade civil para um debate sobre o futuro do Estado Social em Portugal. À semelhança do Fórum, esta sessão destina-se a investigadores, activistas sindicais, sociais e políticos e todos os cidadãos interessados.

O Seminário pretende contribuir para uma análise crítica dos desenvolvimentos recentes e das perspectivas de evolução das políticas de protecção social em Portugal, nomeadamente nos domínios da segurança social e das políticas públicas destinadas a reduzir as desigualdades sociais e a pobreza.

O propósito central consiste em promover uma reflexão sobre os fins e os meios das políticas de protecção social, equacionando as condições da sua sustentabilidade financeira e social, com vista a fundamentar a defesa do papel do Estado neste domínio.