Encontro "Diálogos com o Terreno"

A CNA e a Questão Agrária Portuguesa

João Vieira

José Miguel Afonso Fernandes

27 de setembro de 2012, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

No âmbito do Iº Diálogos com o Terreno, promovido pelo ECOSOL/CES, a palestra "A CNA e a Questão Agrária Portuguesa" será proferida pelos dirigentes da CNA-PT e Via Campesina  José Miguel Afonso Fernandes e João Vieira. A intenção dessa atividade é abordar os paradoxos do meio rural português como também o papel da Confederação Nacional  da Agricultura na defesa dos interesses coletivos dos pequenos agricultores e do campesinato luso. Entre outras temáticas, serão abordadas as consequências da entrada na União Europeia para a pequena agricultura e para a agricultura camponesa, a desertificação rural, a estrangulação económica da agricultura camponesa, a entrada de grandes conglomerados empresariais no ramo agrícola em Portugal e as alternativas ao modelo hegemónico de produção agropecuária.  


Oradores

José Miguel Afonso Fernandes | coordenador nacional da Confederação Nacional da Agricultura e coordenador europeu da Via Campesina.
João Vieira | coordenador da Confederação Nacional da Agricultura e da Via Campesina em Portugal.


Moderador

Pedro Hespanha: é Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e membro fundador do Centro de Estudos Sociais (CES), a cujo Conselho Científico preside. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, cocoordena os Programas de Mestrado “Políticas Locais e Descentralização” e “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo”. Coordena ainda o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). Tem investigado, ensinado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, pobreza e exclusão social.


Organização: Ecosol/CES