Simpósio Internacional

6 e 7 de dezembro de 2012

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

Enquadramento

A imagem das religiões foi profundamente alterada durante todo o século XX sob a ação do Cinema. Os grandes textos sagrados passaram a ser plasmados no grande ecrã e milhões de fiéis de diferentes credos a ‘ver’ os episódios e as sagas das suas confissões como os imaginavam ou como lhes era oferecido pelas verdades doutrinais. Imagens igualmente conformadas pela ‘tradução’ cultural dos realizadores e dos guionistas.

Esta capacidade de criação de uma parte importante da memória colectiva de comunidades religiosas permitiu ao Cinema afirmar-se como um meio indispensável para a afirmação, o confronto e o diálogo entre religiões. Afirmação conseguida por políticas de propaganda, proselitismo ou de simples divulgação reveladora com intenções mais ou menos limitadas. Confrontação, por denúncia de incompatibilidades históricas entre mensagens e práticas ou excessos extremistas. Diálogo, através da busca de mensagens e práticas comuns baseadas no respeito das diferenças e na busca de equilíbrios de paz.

Por outro lado abordagens de realizadores independentes, em longas e curtas metragens, séries e documentários, conseguiram captar diferentes perspectivas em relação à fé de instituições religiosas, práticas populares, abordagens dogmáticas e outras consideradas marginais ou heréticas.

Depois da organização dos Simpósios Internacionais ‘Cine y Cosmopolitismo’ em 2009, ‘Cine y Ciudades’ em 2010 e ‘Cine y Autor’ em 2011, o grupo de investigação HUM-870 (Universidade de Granada) e o CES organizam o Simpósio Internacional ‘Cinema e Religiões’. O objetivo do Simpósio é permitir a apresentação dos resultados da pesquisa levada a cabo por membros do grupo e de trabalhos de investigadores provenientes de outras universidades portuguesas e espanholas. Como tem sido característica dos simpósios anteriores procura-se o diálogo de visões pluridisciplinares e independentes da análise puramente cinematográfica.

Modalidades de inscrição
Inscrição normal: 15,00€
Estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento: 10,00€
Estudantes e investigadores do CES: gratuita