Oficina Ecologia e Sociedade

Impacto socio-ambiental do planeamento territorial na Amazónia: o caso da região de Rondônia

Fernanda Kopanakis (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

8 de maio de 2013, 10h30

Sala 5, CES-Coimbra

Resumo

No contexto dos projetos econômicos nacionais e internacionais que visam à expansão da fronteira agrícola e mineral com o mercado mundial e a integração sul americana examina-se os efeitos das políticas de planejamento territorial na dinâmica urbana e regional da cidade de Porto Velho (capital de Rondônia), na Amazônia brasileira. Porto Velho inserida na zona do território nacional, sendo classificada como capital regional, de nível B segundo o REGIC/IBGE, 2007, possui posição geográfica estratégica e privilegiada para o escoamento da produção (soja e gado) e de recursos naturais, integrando e permitindo a interação entre os grandes investimentos federais e internacionais, a exemplo das obras das Usinas Hidrelétricas do Madeira (Santo Antonio e Jirau), construção da ponte e abertura da malha viária da BR 319 (Porto Velho-Manaus) no âmbito do PAC e a ligação com a Rodovia Interoceânica (saída para o Pacífico) no âmbito da IIRSA. Compreender de que forma se constituem as políticas de planejamento e apropriação do território, tendo o Estado como planejador e indutor dos processos de desenvolvimento econômico e de produção. A partir dessas políticas de planejamento observa-se como se dá a apropriação do território, em especial na Amazônia, no contexto econômico brasileiro a partir da década de 1950. Nesse contexto examina-se a sucessão de programas e políticas governamentais nacionais e internacionais, que estruturam a atual configuração econômica e urbana em Porto Velho.
Os encontros de leitura da Oficina de Ecologia e Sociedade consistem na discussão colectiva de um texto. Para receber o texto em discussão neste encontro, enviar pedido para o endereço: fernandakopanakis@yahoo.com.br

Nota biográfica

Fernanda Kopanakis é doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Possui mestrado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2001), e graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (1992). Tem experiência em Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Regularização Fundiária, Habitação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Gênero e Amazônia. Trabalha ainda como Produtora Cultural na área de Cinema.