Seminário

Solidariedade Internacional e a Resistência Timorense no período de ocupação militar Indonésia

Antero Benedito de Silva (Universidade Nacional de Timor-Leste)

27 de setembro de 2013, 11h30

Sala 3.5, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

No âmbito do projeto FCT Consolidação da Paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor Leste e a contribuição de Portugal este seminário visa discutir a génese e as dinâmicas inerentes ao movimento de resistência timorense no contexto da ocupação Indonésia com um especial enfoque nas redes internacionais de apoio que foram criadas e o seu impacto no processo de indepência de Timor-Leste.

Nota biográfica

Antero Benedito da Silva, é fundador e atual Diretor do Instituto de Estudos da Paz e Conflitos Sociais, Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Doutorado na área da Educação para a Paz e Justiça, a área de interesse dele incide nos Estudos da Paz e Conflitos, estando também interessado no desenvolvimento de uma nova pedagogia de educação, que favoreça a educação para a transformação e a paz, na sua Universidade e no seu país, recentemente independente, Timor-Leste. No ano de 2012 foi iniciado o programa de pós-graduação na área dos Estudos da Paz e Conflito, assumindo hoje o cargo de Diretor do curso. É ainda ativo em movimentos sociais na região do Sudeste Asiático.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)