Seminário

Trabalho e Desenvolvimento no Brasil: desafios para a regulação do trabalho

José Dari Krein (UNICAMP / CESIT)

12 de dezembro de 2013, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

A apresentação irá estabelecer uma relação entre a dinâmica do capitalismo contemporâneo no Brasil e os desafios para a discussão de uma regulação pública do trabalho. O debate no Brasil considera os seguintes aspectos: 1) as mudanças no capitalismo contemporâneo vêm apresentando implicações desfavoráveis à regulação pública do trabalho e à ação coletiva dos trabalhadores; 2) a retomada do crescimento da economia possibilitou redefinir os termos do debate do trabalho no Brasil; 3) a crise atual coloca em discussão a possibilidade de o Estado ter um papel mais ativo no desenvolvimento da economia; 4) as tendências demográficas vêm aumentando o peso da PEA adulta, o que traz implicações para o funcionamento do mercado de trabalho. A partir do diagnóstico serão identificados os desafios na regulamentação do mercado de trabalho, especialmente nos aspectos centrais da relação de emprego (jornada, remuneração e formas de contratação).

Nota biográfica

José Dari Krein é professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP) e diretor do Centro de Estudos do Sindicalismo e Economia do Trabalho (CESIT). É Mestre e Doutor em Economia Social e do Trabalho, tendo publicado inúmeros artigos e livros nestas áreas.

Ao abrigo da bolsa "15 dias no CES" desenvolve investigação na primeira quinzena de dezembro em articulação com o Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) e com o Programa de Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo, bem como com outros Programas de Doutoramento e núcleos de investigação do CES.