Gender workshop

Perspetivas feministas sobre os media
(Rage Against the Machine)

Maria João Silveirinha (CES/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

17 de dezembro de 2013, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Ao longo das últimas décadas assistimos a um forte desenvolvimento dos estudos feministas dos media que se tornaram uma importante influência sobre os campos de estudo da comunicação e da cultura. Neste seminário, vamos procurar mapear esta área científica que, entre nós, dá ainda os primeiros passos.

Os estudos feministas dos media seguem de perto os movimentos feministas nas suas variações e riqueza, dirigindo-se às importantes questões que as mulheres experienciam na sua interação com os media e que simultaneamente nos ajudam a fazer sentido dos meios de comunicação que nos envolvem.

As representações mediáticas de homens e mulheres constituem uma das mais importantes questões de preocupação nesta área de estudos, dados os múltiplos pressupostos invisíveis que, através delas, se desenvolvem sob a forma de senso comum. Outros problemas em foco incluem a forma como as audiências se envolvem ativamente no panorama mediático à sua volta e como o género atravessa as normas e valores que informam as práticas e convenções da produção da indústria mediática. E, se estas são preocupações que atravessam o campo desde o seu início, hoje, a mudança cultural no sentido de um putativo "pós-feminismo", fortemente ligado ao neoliberalismo, coloca novas questões e desafios para pensar os media, as suas produções culturais e os usos que deles fazemos.

Numa ampla e abrangente visão desta área de estudos, tentaremos apresentar um panorama conceptual das abordagens da pesquisa feminista aos media contemporâneos. Nesse trajeto, tocaremos questões teóricas e metodológicas importantes que dão forma ao modo como concebemos a posição das mulheres face aos espaços mediados e culturais em todos os domínios da produção e consumo das múltiplas tecnologias da comunicação, nas suas práticas e valores.

Nota biográfica

Maria João Silveirinha é doutorada em Ciências de Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa e professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona matérias ligadas à comunicação, à investigação dos media e do jornalismo e aos estudos de género. Os seus interesses de investigação centram-se no tema das relações entre as identidades e a comunicação como medium das interações sociais. É neste sentido que tem investigado particularmente os temas dos direitos comunicativos das mulheres. É autora de vários livros e artigos científicos neste domínio e tem liderado e participado em projetos de investigação nacionais e internacionais sobre o tema. É consultora e referee de várias publicações nacionais e internacionais sobre comunicação.

Artigos em discussão

Sarikakis, K. (2011), ‘Arriving at a crossroads: Political priorities for a socially relevant feminist media scholarship’, Feminist Media Studies, 11(1): 115-122

Van Zoonen, L. (1994), Feminist Media Studies, Londres; Sage, cap. 1 e cap. 2

Gill, R (2007), Gender and the Media. Cambridge: Polity. Cap. 1 e 2