Seminário

O fenômeno da segregação residencial no “sul do sul”. Um olhar a partir da Patagônia

Joaquín Perren (CES/Consejo Nacional del Investigaciones Científicas y Tecnológicas)

19 de dezembro de 2013, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Nos últimos anos, com o avanço das receitas neoliberais, a temática da segregação residencial socioeconômica ganhou espaço no mundo acadêmico e nas agendas públicas dos países latinoamericanos. Apesar dessa maior visibilidade, as pesquisas orientadas ao estudo da diferenciação espacial urbana se concentraram em sua maioria nas áreas metropolitanas da América Latina e, por razões heurísticas, no período aberto no início da década de 1990. Por esse motivo, as cidades da Patagonia, especialmente Neuquén, são uma interessante plataforma a partir da qual é possível analisar aquelas dimensões que permitem explicar a distribuição da população no interior das aglomerações de tamanho intermediário. No presente seminario procuraremos observar, representar e interpretar a evolução das desigualdades sócioespaciais em Neuquén durante o período de 1980-1991. Um estudo sistemático sobre o assunto não somente permitiria oferecer provas do processo histórico que levou à atual fragmentação desta cidade, como também colaboraria para a criação dos insumos necessários para realizar estudos comparados tanto entre diferentes cidades da região como entre estas últimas e as européias.

Nota biográfica

Joaquín Perren é Doutor em História pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina. Foi bolsista doutoral e pós-doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas, onde atualmente trabalha como Pesquisador Assistente. É integrante do Centro de Estudos de História Regional (CEHiR) da Unidade Executora em Rede “Investigações Sócio-Históricas Regionais” (ISHIR-CONICET). É docente das faculdades de Economia e Administração e de Humanidades da Universidad Nacional del Comahue. É autor de "Las migraciones internas en la Argentina moderna. Una mirada desde la Patagonia. Neuquén: 1960-1991" (2012) e coautor de “Un conflicto social en el Neuquén de la confianza” (2007) e de “Silencio Hospital. Una historia de la salud pública en Neuquén” (2009). Publicou artigos em revistas acadêmicas e capítulos em volumes coletivos, tanto da Argentina como de outros países.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura (CCARq)