Conferência Internacional

40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais

8 a 10 de maio de 2014

ISCTE-IUL (Lisboa)

A Conferência Internacional "40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais" é uma organização conjunta de três Instituições de ensino e investigação portuguesas: DCP&PP (Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas) e do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), ambos pertencentes ao ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa ); do IHC-UNL (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa); e do CES-UC (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra). Sendo a organização científica de Fernando Rosas (IHC-UNL), André Freire e José Manuel Leite Viegas (DCP&PP e CIES-IUL, ISCTE-IUL) e José Manuel Pureza (CES-UC).

No ano em que se comemoram os 40 anos após a Revolução dos Cravos portuguesa (25 de abril de 1974), que iniciou a chamada "terceira onda de democratização" em todo o mundo e a transição para a democracia em Portugal (depois de 48 anos de ditadura), a Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” tem dois objetivos principais.

Por um lado, pretende ser uma espécie de memória académica da transição para a democracia dos últimos 40 anos. Por outro lado, recorrendo ao contributo das várias Ciências Sociais e Políticas e das Ciências Humanas (História, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia, Sociologia, Filosofia) e combinando abordagens comparativas e históricas, esta conferência pretende refletir sobre os vários indicadores da crise das democracias liberais e representativas europeias (governos tecnocráticos com um mandato popular pouco claro, governos partidários governando sem um mandato político das suas ações, consecutivas e profundas violações dos compromissos eleitorais por governos/partidos políticos eleitos, uma enorme compressão dos direito sociais contra a vontade do povo, etc.), pelo menos após 2008, data da maior crise financeira e económica desde a Grande Depressão (1929).

A Conferência terá uma sessão de abertura (com duas conferências de abertura proferidas por dois convidados) e cinco painéis académicos/temáticos, além de um painel final com os representantes dos partidos políticos representados no Parlamento português. Nos cinco painéis científicos/temáticos, metade dos trabalhos serão apresentados por convidados escolhidos pelos organizadores científicos deste Encontro e a outra metade pelos investigadores que responderem a este call for papers, depois de selecionados pelos mesmos organizadores científicos.

Email para inscrições e informações: Ines_Gloria_Lima@iscte.pt