Colóquio

Consolidação da Paz em Timor-Leste e o contributo português

António Manuel Leitão

Carla Luís

Carlos Morgado Braz

Daniela Nascimento

Maria Raquel Freire

Paula Duarte Lopes

28 de fevereiro de 2014, 14h30

Sala Beijing, Museu do Oriente (Lisboa)

Resumo

Este evento concretiza a finalização de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre 'Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal'. O projeto centrou-se no estudo da contribuição das missões de paz das Nações Unidas para a manutenção e consolidação da paz em Timor-Leste, bem como o envolvimento mais específico de Portugal nestes processos. Deste modo, esta sessão de apresentação e discussão de resultados tem por objetivo explicitar as principais conclusões a que a investigação nos conduziu relativamente ao contributo destas missões e do envolvimento externo mais alargado, para a consolidação da paz em Timor-Leste, incluindo a multidimensionalidade que os sucessivos mandatos das missões internacionais foram adquirindo, os contextos em que estes se desenharam, os atores envolvidos, bem como as implicações que essas alterações tiveram na forma como Portugal se foi posicionando e articulando nestes processos.


Notas biográficas

António Leitão é doutorando do Programa em Política Internacional e Resolução de Conflitos FEUC-CES. É Licenciado em Relações Internacionais pela FEUC, Diplomado em Análise em Política Internacional pelo Institut d’Études Politiques de Bordéus e Mestre em Sociologia pela FEUC. É bolseiro de investigação no projeto “Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor Leste e a contribuição de Portugal” financiado pela FCT (PTDC/CPJ-CPO/115169/2009). As suas áreas de interesse incluem as políticas de Cooperação portuguesa no âmbito da língua em Timor-Leste, política externa portuguesa e intervencionismo internacional.

Daniela Nascimento é doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza (2002/2003) e licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É professora auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, direitos humanos, reconstrução pós-conflito, ação humanitária e desenvolvimento, com enfoque em África. Tem publicado nestas áreas diversos capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. 

Maria Raquel Freire é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. Tem publicados nestas áreas vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas. É autora, entre outros, de A Rússia de Putin: Vectores Estruturantes de Política Externa, Almedina, 2011; organizadora de Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança, IUC, 2011; co-organizadora de Competing for Influence: The EU and Russia in Post-Soviet Eurasia e de Russia and European Security, com R. Kanet, Republic of Letters (2 vols.) 2012, bem como de Russia and Its Near Neighbours: Identity, Interests and Foreign Policy, também com R. Kanet, Palgrave, 2012.

Carla Luis é doutoranda no programa “Política Internacional e Resolução de Conflitos”, no CES, Universidade de Coimbra. Projecto de tese “O papel dos sistemas eleitorais nas políticas de peacebuilding da ONU: o caso de Timor-Leste”. Investigadora no projecto “Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor Leste e a contribuição de Portugal”, do CES. Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza (2005/2006) e Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (1997/2002). Membro da Comissão Nacional de Eleições e co-autora das obras “LEOAL - Lei Eleitoral para os Órgãos das Autarquias Locais - anotada e comentada – 2013” e “LEALRAA - Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores - anotada e comentada - 2012”. Exerceu funções como assessora jurídica eleitoral do PNUD e como assessora jurídica parlamentar no parlamento português. Áreas de interesse: sistemas eleitorais, construção da paz, pós-conflito e Sudoeste Asiático.

Carlos Manuel Morgado Braz, nascido em 1970 na República Popular de Angola, exerceu até dezembro de 2012, a efetividade do serviço militar nos quadros permanentes do Exército. Ao longo da sua carreira como militar, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos do Exército, tendo cumprido duas missões ao serviço da NATO e uma ao serviço das Nações Unidas. Exerceu funções na NATO como Oficial-adjunto do Esquadrão de Lanceiros do Agrupamento Bravo/KFOR (Kosovo) e de Comandante da Companhia Logística do Agrupamento Golf/SFOR (Bósnia e Herzegovina). Ao serviço das NAÇÕES UNIDAS desempenhou funções como Chefe do Gabinete de Informação Pública do Contingente Militar português na United Nations Transitional Administration in East Timor (UNTAET), em Timor Leste. Possui alguns cursos de especialização no âmbito da sua formação militar de onde se destaca, o de Observador Militar das Nações Unidas e o Military Police Advanced Course dos EUA. No âmbito da formação académica, possui o Curso Operações Paz e Ação Humanitária da FDUC, Pós-Graduação em Direitos Humanos e Democracia da FDUC e o Mestrado em Relações Internacionais com especialização nos Estudos da Paz e da Segurança da FEUC.

Paula Duarte Lopes é investigadora do Centro de Estudos Sociais e professora auxiliar de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É doutorada em Ciência Política-Relações Internacionais pela Johns Hopkins University e mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, nomeadamente em missões de paz e dinâmicas de peacebuilding; políticas e estratégias de apoio ao desenvolvimento; e governação internacional de recursos hídricos. Tem vários capítulos de livro sobre estas temáticas, bem como artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.