Colóquio

A transferência de rendimentos do trabalho para o capital - Contexto, dimensões, instrumentos

19 de junho de 2014, 09h30

Auditório do STEC (Lisboa)

Notas biográficas dos oradores


Eugénio Rosa
Licenciado em Economia e doutorado pelo ISEG com a tese “Grupos económicos e desenvolvimento em Portugal no contexto da globalização”. Atualmente é membro do gabinete de Estudos da CGTP e do Gabinete Técnico da Federação dos Sindicatos da Função Pública, tendo sido eleito pelos associados do Montepio para o Conselho Geral da Associação Mutualista e para o Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Económica – Montepio Geral. Publicou 10 livros e centenas de artigos sobre problemas económicos e sociais portugueses.

Hermes Costa
Sociólogo, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (Núcleo de Estudos de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades, POSTRADE). Tem vários artigos e livros publicados sobre as relações laborais e o sindicalismo, bem como sobre Conselhos de Empresa Europeus.

José Castro Caldas
Economista, investigador do CES onde integra o Núcleo Ciência Economia e Sociedade (NECES), o Observatório sobre Crises e Alternativas e o Observatório do Risco. Anteriormente foi professor auxiliar do Departamento de Economia do ISCTE e investigador do DINÂMIA de que foi vice-presidente e membro da direção em diversos mandatos. Licenciado em Economia e Mestre em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pelo ISEG é Doutorado em Economia pelo ISCTE.

Pedro Ramos
Licenciado (1980), doutorado (1992) e agregado (2006) em Economia; Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC); Diretor da “Revista Portuguesa de Estudos Regionais”; Pró-Reitor da UC (2007-2010); Diretor das Contas Nacionais do INE (2001-2003). Publicou múltiplos trabalhos, entre os quais, “Torturem os Números Que Eles Confessam: Sobre o Mau Uso e Abuso das Estatísticas em Portugal”.

António Casimiro Ferreira
Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. É investigador do CES e coordenador do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do CES. É também consultor da Organização Internacional do Trabalho (Escritório de Lisboa).

Jorge Leite
Professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, especialista em Direito do Trabalho. É diretor da revista “Questões Laborais”.

Maria da Paz Campos Lima
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora sénior do Dinâmia-CET-IUL. Coordena a equipa nacional do EIRO (CESIS e Dinâmia-CET-IUL) da Eurofound’s Network of European Observatories. É membro do comité editorial da revista “Transfer: European Review of Labour and Research”.

Vítor Ferreira
Advogado, com uma longa e intensa experiência na defesa dos direitos dos trabalhadores, quer ao nível da intervenção nos tribunais do trabalho e dos tribunais administrativos, quer ao nível da negociação coletiva. É árbitro da parte trabalhadora no Conselho Económico e Social.