Curso de Formação Avançada

Movimento Negro, os Estudos Afro-brasileiros e a Educação

20 de março de 2015, 10h-13h, 14h30-17h30

CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Descrição

Este curso de formação avançada tem como objetivo principal facilitar ferramentas de análise histórico-política no âmbito dos estudos críticos sobre a produção e o ensino da história, o Eurocentrismo e o racismo. A partir da experiência de pesquisa e militância no Movimento Negro no Brasil, os professores da UFRJ Amilcar Araújo Pereira e Warley da Costa discutirão os temas seguintes: movimento negro e luta pela história; o lugar da educação na luta pela descolonização; luta política e transformações na educação formal: curricula e manuais escolares.

Público-alvo: professores de história, activistas políticos, investigadores e estudantes, jornalistas, decisores-políticos no âmbito da educação, público em geral.

Preço:  Geral: 25 euros | Estudantes: 10 euros | Desempregados: sem custos


Sessão 1 (10:00 às 13:00): Lutas pela descolonização: os movimentos negros e a educação
Conteúdos: Aslutas contra o colonialismo e contra o racismo e a circulação de referenciais políticos e culturais na diáspora negra; o movimento negro brasileiro na primeira metade do século XX, suas características e as lutas na área da Educação; a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil e suas demandas na área da Educação.
Formador: Amilcar Araujo Pereira - Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Textos de leitura:
- Amilcar Araujo Pereira (2012) "Por uma autêntica democracia racial!”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história.
- Amilcar Araujo Pereira & Paolo Vittoria (2012) "A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire".

Sessão 2 (14:30 às 17:30): Ensino de história e cultura afro-brasileira: o movimento negro como contexto de referência para a produção do conhecimento escolar

Conteúdos: Ensino de História da África e dos afro-brasileiros nos currículos escolares; a luta pela incorporação da temática nos currículos escolares no Brasil; a escrita escolar da História da África e dos afro-brasileiros: entre leis e resoluções; a Lei 10.639/2003 e seus desdobramentos para a produção do conhecimento escolar; fluxos de sentidos de negro recontextualizados na História Ensinada; imagens e representações do negro nos manuais didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Brasil.
Formadora: Warley da Costa - Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Textos de leitura:
- Warley da Costa (2013) A escrita escolar da História da África e dos afro-brasileiros: entre Leis e resoluções. In: Pereira, A.A. e Monteiro, A.M. «Ensino de História e Cultura afro-brasileiras e indígenas». Rio de Janeiro: Pallas.
- Warley da Costa (2005) Olhares sobre as imagens da Escravidão Africana: dos pintores viajantes aos livros didáticos de História do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: 'Revista do Arquivo Nacional', 2005, v.18, n. 12 (Jan./dez. 2005) p. 147-160.


Notas biográficas

Amilcar Araújo Pereira | Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio de Janeiro
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos (2008). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de diversos capítulos de livros, artigos em revistas e congressos acadêmicos, publicou, com apoio da FAPERJ, o livro "O Mundo Negro": relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (2013), e também organizou com Verena Alberti o livro Histórias do movimento negro no Brasil (2007) e, com Ana Maria Monteiro, o livro Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas (2013).

Warley da Costa | Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio de Janeiro
Professora Adjunta de Didática Especial e Pratica de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFRJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), especialização em História do Brasil pela Universidade Fluminense (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (2012) . É integrante do Nucleo de Estudos de Currículo/FE UFRJ. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas de interesse: ensino de Historia, currículo, cultura, relações étnico-raciais, imagens e livro didático.