Curso de Formação

Janelas da Alma e Espelhos do Mundo: fotografia e reflexões sobre o olhar

7 a 21 de janeiro de 2019

CES | Alta e CES | Sofia

Apresentação

Existe aquilo que não queremos ver ou aquilo que não conseguimos olhar. Assim, tornamos invisível o que não podemos olhar. Não existe neutralidade axiológica no olhar. Só olhamos o que nos é apropriado a ver, o que está em sintonia com a nossa visão de mundo. Desta forma, olhamos o mundo através de um espelho. O reflexo em um espelho não é de modo algum o que parece ser. Essa é a metáfora do mundo que olhamos.

Nesse sentido, este Curso pretende potencializar e expandir o olhar dos participantes por meio de atividades criativas, reflexões, prática fotográfica e leitura de imagens, em 7 (sete) Encontros. O olhar é, ao mesmo tempo, sair de si e trazer o mundo para dentro de si. A ideia é compreender como olhamos e repensar como produzimos sentidos em relação ao que fotografamos. A partir da reflexão dos conceitos “sociologia das ausências e das emergências” e “ecologia dos saberes”, trabalhados pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, este curso propõe aos participantes a produzirem fotografias e realizar leituras da imagem fotográfica como uma possível metodologia para o processo de tradução de saberes, em suas múltiplas dimensões artísticas, linguísticas, filosóficas, políticas e sociológicas, com uma aproximação interdisciplinar a estudos transdisciplinares.

O curso abordará conceitos transversais à Fotografia, por meio de várias lentes, tais como: sociologia das ausências, das emergências, ecologia dos saberes; noções básicas de semiótica e fotografia; noções básicas de Física Quântica: o olhar do observador, complementaridade e a teoria da incerteza; noções básicas de linguagem fotográfica; a imagem como ideia e representação; verdade e mentira; prática “MIKSANG(Meditação e Fotografia); e, metodologia Photovoice.

O Curso se desenvolverá a partir de reflexões teóricas associadas a exercícios e práticas fotográficas dos participantes do curso, sobre questões que os afetam e penetram em suas vidas, no vi-vendo entre “Nós e a Cidade”. Analisaremos, coletivamente, as fotografias por meio de leituras das imagens produzidas. No último encontro, será realizada uma Exposição Fotográfica Coletiva, com as imagens selecionadas de todos/as os/as participantes do Curso

Coordenação:
Maria Alice Costa – Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Arte e Comunicação Social (UFF/IACS, Brasil) e Professora do Curso de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGS/UFF). Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES). Coordenadora de Projetos de Pesquisa na área de Linguagem Fotográfica: “Arte e Cenário do Espaço Urbano: Nós e a Cidade”; “Fotografia e Representações: reflexões sobre o olhar sociológico”; e, “Cenário da Vida de Jovens Estudantes de Periferias: Fotografias, Vozes, Saberes e Utopias”. Últimas publicações na área: Winds of the Soul: reflections on the sociological look (European Sociological Association/ESA, Athenas, Grécia, 2017); A(R)tivismo Feminista: Intersecções entre Arte, Política e Feminismo (Revista Confluências, 2018); Power and Alterity of a Woman: a Breath on the Look (Revista Augustus, 2018). Premiações em Fotografia: Fotografia intitulada “O Invisível” -  Prêmio de Fotografia em Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017 (Universidade Federal Fluminense/UFF); Fotografia intitulada “EU” - Exposição Fotográfica Coletiva “Primeira Pessoa do Singular” - Curadoria do Grupo Fotógrafas Brasileiras (Exposição Fotográfica Coletiva no “13° Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco”, 2017); Fotografia intitulada “Semear” - Exposição Fotográfica Coletiva “Jardim de Fotos” (Curadoria do Grupo Fotógrafas Brasileiras, Exposição Coletiva no “13° Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco, 2017); Fotografia: Categoria Regiões Cársticas - Concurso Judivam Rodrigues, Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME), 2016; e, Fotografia intitulada “Show de Bola” - Exposição Fotográfica Coletiva: A Mulher Quebrando Paradigmas - SOS Mulher e Núcleo de Fotografia de Campinas, São Paulo, 2016. Curadoria da Exposição Fotográfica “Nós e a Cidade”, no 13° Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco”, 2017.                                         

Metodologia:
Aulas expositivas e dialógicas; aulas práticas de fotografia; leitura coletiva das imagens fotográficas produzidas pelas/os participantes; e, execução da Exposição Fotográfica Coletiva (Varal Fotográfico). O trabalho de campo fotográfico será desenvolvido a partir de fotografias únicas e/ou de ensaios fotográficos, focando em conceitos e/ou temas sugeridos pelos/as participantes do curso. O curso também estará envolvido no propósito de sinalizar e estimular investigadores e estudantes de mestrado e doutorado, a realizarem ensaios fotográficos convergentes às suas investigações científicas. Os locais das aulas práticas serão escolhidos pelos participantes do Curso.

Resultado Final:
Instalação de uma Exposição Fotográfica Coletiva (Varal Fotográfico), com as imagens produzidas pelos participantes do curso. A impressão das fotos para a Exposição será de responsabilidade de cada participante. Todos/as os/as participantes poderão convidar colegas e familiares para a inauguração da exposição.

Destinatários (público-alvo):
O Curso destina-se a todos/as interessados/as em ampliar o olhar, por meio da Fotografia. Todos os participantes terão direito a certificado de participação no Curso e de participação da Exposição Fotográfica Coletiva.

Equipamentos:
Os/as participantes poderão utilizar qualquer equipamento fotográfico, inclusive o celular; e, pen drive, cartão de memória ou cabo USB, para que possamos colocar no computador e projetar as imagens fotográficas.

Inscrição:
€ 150 - Participantes em geral
€ 120 – Estudantes e Professores da Universidade de Coimbra
 

Número de inscritos:  Entre 12 a 23 participantes

Horário:  De 9h30 às 12h30 horas – Carga horária total: 21 horas


Datas:

Encontro 1 (dia 07/01): Apresentação; Fundamentos da Linguagem Fotográfica; imagem como ideia e representação; e, autorretrato. (CES|Alta, sala 2)

Encontro 2 (dia 09/01): Leitura dos autorretratos; Noções básicas de Semiótica e Física Quântica. (CES|Alta, sala 2)

Encontro 3 (dia 11/01): Ecologia de saberes; sociologia das ausências, das emergências e processo de tradução; e, metodologia Photovoice. (CES|Alta, sala 1)

Encontro 4 (14/01): Miksang; exercícios de fotografia; Leitura das imagens; e, escolha dos temas para o Projeto Fotográfico. (CES|Alta, sala 2)

Encontro 5 (16/01): Saída para os exercícios fotográficos – Local a ser definido pelo grupo.

Encontro 6 (18/01): Leitura coletiva das imagens produzidas; seleção das imagens e planejamento da Exposição Fotográfica Coletiva (CES|Alta, sala 2)

Encontro 7 (21/01): Lançamento da Exposição Fotográfica Coletiva das imagens produzidas pelos participantes (Varal Fotográfico). Corredor Piso 2, CES | Alta, 17h