Criatividade e cooperação na arte: o caso do jazz norte-americano, por Howard S. Becker e Robert Faulkner 

24 e 25 de Setembro de 2008

Centro de Estudos Sociais / Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra


Apresentação
Howard S. Becker e Robert Faulkner são dois reputados sociólogos norte-americanos, que ao longo dos últimos anos têm desenvolvido em conjunto trabalho e reflexão original sobre a organização do trabalho artístico, com especial ênfase nos universos da música e do jazz. Esse trabalho inovador, muito inspirado na teoria dos “mundos da arte”, constitui um importante contributo não apenas para a compreensão do funcionamento da esfera artística, mas também para a renovação da teoria sociológica, de forma mais ampla. Nesse trabalho conjunto ganha ainda especial relevo a articulação que os dois sociólogos fazem entre os instrumentos da análise sociológica e a prática de experimentação artística, que Howard S. Becker e Robert Faulkner associam a partir da sua experiência como músicos de jazz.

É em torno dos resultados deste trabalho conjunto que se organiza a presente iniciativa, que se integra também nas celebrações dos 30 anos do Centro de Estudos Sociais e dos 20 anos da licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia.

No dia 24, Howard S. Becker e Robert Faulkner realizarão uma sessão em torno do jazz e das lógicas de organização colectiva do trabalho artístico. Nessa sessão, para além de uma conferência, proporcionarão um espectáculo de música jazz, seguido de um debate, onde explorarão, numa perspectiva prática e experimental, as questões mais conceptuais abordadas na conferência. Farão também, pela primeira vez, a apresentação pública do seu novo livro Do You Know? Jazz Repertoire in Action, que está a ser neste momento lançado com a chancela da University of Chicago Press.

No dia 25, realizarão um seminário sobre metodologias qualitativas de pesquisa, baseada na sua vasta experiência de utilização e formalização de técnicas de trabalho de campo e observação participante. .


Notas biográficas
Considerados autonomamente, os seus trajectos científicos e académicos consagram-nos como dois nomes referenciais da sociologia e das ciências sociais contemporâneas.

Howard S. Becker é um dos nomes cimeiros da sociologia contemporânea. Doutorado em 1951 pela Universidade de Chicago, foi professor de Sociologia na Northwestern University, na University of Washington e na University of California at Santa Barbara. A sua obra é uma referência incontornável em domínios como os da sociologia do desvio, os processos de estigmatização social, o interaccionismo simbólico, a sociologia da arte e da cultura, os métodos qualitativos de investigação social, a “sociologia visual”. Entre os seus contributos mais notáveis para o conhecimento sociológico, destacam-se a “teoria da etiquetagem”, originalmente desenvolvida na sua obra seminal Outsiders, e a teoria sobre “os mundos da arte”, consagrada fundamentalmente a partir da edição do seu livro Artworlds.

Robert Faulkner, por seu turno, obteve o seu doutoramento em 1968 pela UCLA (University of California at Los Angeles) e é professor de sociologia na University of Massachusetts - Amherst. Ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho referencial nos domínios da sociologia das organizações e das carreiras profissionais, com especial ênfase na organização profissional do trabalho no campo da música e do cinema, do funcionamento dos mercados, da criminalidade no mundo dos negócios, das metodologias qualitativas de investigação social.



Organização:

Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em colaboração com o Jazz ao Centro Clube

No âmbito dos Programas de Doutoramento CES/ FEUC:
Cidades e Culturas Urbanas
Governação, Conhecimento, e Inovação
Pós-Colonialismos e Cidadania Global