Forum Nacional
Empresas, Empresários e Responsabilidade Social: os Percursos em Portugal

1ª Conferência Ibero-americana de Responsabilidade Social

4 e 5 de Fevereiro de 2010, CES-Lisboa/CIUL, Picoas Plaza, Rua do Viriato, nº 13 (Estação de metro: Picoas)

 
Grupos de Trabalho

1) A Intervenção Social de Empresas e Empresários em Portugal.
O objectivo deste Grupo de Trabalho é reflectir sobre a trajectória das empresas e dos empresários portugueses no domínio social. Pretende-se discutir as diferentes dinâmicas e perspectivas existentes entre a filantropia, o mecenato e a responsabilidade social das empresas. Serão discutidos trabalhos que estejam relacionados a associativismo empresarial, voluntariado, projectos sociais conjuntos, estabelecimento de redes e parcerias e intervenções sociais em comunidades.
Coordenadora: Maria João Santos (ISEG/SOCIUS)

2) A Questão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável.
Este Grupo de Trabalho terá a intenção de agregar estudos que apontem as actuais preocupações sócio-ambientais estabelecidas na agenda nacional e internacional. Deseja-se discutir investigações sobre as práticas de empresas que se auto denominam como socialmente responsáveis, em confronto com os danos ou as externalidades negativas geradas. Coordenador: Fernando Miguel Seabra (ISCAL)

3) Questões Laborais, Desigualdades Sociais e a Responsabilidade Social das Organizações em Portugal.
Este Grupo de Trabalho tem o objectivo de reunir investigações que analisam a interacção existente entre as relações laborais, desigualdades sociais, e instituições empresariais com a ideia e a prática da responsabilidade social das empresas portuguesas. Serão, igualmente, aceites trabalhos que abordem as iniciativas e os apoios financeiros disponibilizados pela Comissão Europeia relativas à responsabilidade social das empresas.
Coordenador: Hermes Costa (CES)

4) Pequenas e Médias Empresas Portuguesas e a Responsabilidade Social.
Este Grupo de Trabalho tem o objectivo de reflectir sobre a actuação das pequenas e médias empresas no campo da responsabilidade social. Será discutido se variáveis como tamanho, investimento financeiro, tecnologia e inovação interferem na actuação socialmente responsável dessas empresas. Também serão aceites trabalhos que discutam a relação entre desenvolvimento de sistemas produtivos/ clusters e a responsabilidade social.
Coordenador: Virgínia Ferreira (CES)

5) Elites Económicas, Ética e Poder em Portugal.
Este Grupo de Trabalho pretende reflectir sobre a relação entre economia, cultura e política a partir do eixo analítico que envolva a relação entre elites económicas (empresários, empresas e/ou entidades empresariais) e o seu poder estabelecido em Portugal. A reflexão centrar-se-á na articulação política dos agentes económicos com outras esferas do poder. Pretende-se, ainda, discutir o papel desses agentes económicos em contexto de crise económica e sua articulação com as respostas sociais. Pretende-se analisar a relação entre contexto histórico, estrutura familiar de empresas e o poder político desenvolvido em Portugal.
Coordenador: Maria Alice Nunes Costa (CES/UC)

6) A Responsabilidade Social das Empresas em Perspectiva Comparada.
O Grupo de Trabalho abordará temas relativos à responsabilidade social das empresas, cultura empresarial e comportamento ético sob a perspectiva comparada. Serão considerados trabalhos sobre experiências de países das Américas, Europa, Ásia e África em comparação com Portugal. Serão discutidos também trabalhos que tratam sobre a actuação de empresas portuguesas fora do território português, no que diz respeito às relações laborais, comportamento ético e responsabilidade social, em particular nos PALOP´s.
Coordenador: José Neves (ISCTE-IUL)

7) Autarquias e Terceiro Sector
O Grupo de Trabalho tem por objectivo analisar como as Autarquias poderão ser dinamizadoras de políticas públicas que tenham como paradigma o desenvolvimento do bem-estar das populações locais. Aquelas políticas procuram favorecer o crescimento, prosperidade, estabilidade política, justiça e igualdade de oportunidades, pelo que se procurará perceber como as mutualidades, associações, cooperativas, fundações e outras entidades sem fins lucrativos, são só por si ou em cooperação, capazes de melhor promoverem o seu envolvimento com a Sociedade.
Coordenador: Jorge Rodrigues (ISCAL)

8) Percepções e Atitudes Perante a Responsabilidade Social e seus Impactes
Com este grupo de trabalho espera-se conseguir analisar e compreender a importância e o impacte sócio-organizacional de um conjunto de percepções que os diversos stakeholders têm sobre os efeitos que a inclusão efectiva de determinados valores organizacionais, geradores de uma cultura de responsabilidade social, pode ter no clima e imagem da organização. É necessário, por isso, conseguir interpretar essas percepções e avaliar os seus impactes na e para a construção de uma cultura organizacional ética e socialmente responsável capaz de abranger as duas dimensões da RSO: interna e externa.
Coordenador: Fátima Jorge (UÉvora/NICPRI)

Cada comunicação terá a duração máxima de 15 minutos.

> Imprimir esta página