Seminário

21 de Julho de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

No âmbito da Bolsa para Jovens investigadores

Apresentação

A pesquisa realizada prende-se ao interesse de analisar comparativamente as formas de apropriação de espaços históricos restaurados em cidades cuja cultura e morfologia possuem semelhanças, devido sua relação histórica colonial.  A realização de pesquisa iconográfica e de entrevistas em Coimbra objetivou traçar um paralelo entre o tratamento de áreas preservadas no bairro inaugural da cidade de Belém do Pará (Brasil) e no Centro Histórico de uma cidade portuguesa. Desta forma, selecionou-se a área intramuros da Almedina (Coimbra) e a região de entorno do Complexo Feliz Lusitânia (Belém) com o objetivo de detectar as percepções da população moradora e dos personagens envolvidos nas operações de revitalização. Destaca-se na análise a repercussão das intervenções no cotidiano desses “lugares da memória”.

Nota biográfica

Arquiteta e Urbanista;
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará;
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, nas disciplinas: ‘Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo’ e ‘Estética’;
Coordenadora do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural;
Coordenadora da pesquisa “Cultura e Patrimônio em Belém-PA: uma história de profissionalização” com financiamento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN - Brasil (2009).
Coordenadora da pesquisa “Panorâmica do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará: da “Escola” à Faculdade” (2009-10).

> Imprimir esta página