I Conferência
A História da Construção em Portugal. Alinhamentos e Fundações

19 de Fevereiro de 2010, CES-Lisboa/CIUL, Picoas Plaza, Rua do Viriato, nº 13 (estação de Metro Picoas)

Organização: CES / Universidade de Coimbra / Núcleo de Arquitectura e Urbanismo

Coordenação: João Mascarenhas Mateus. CES

Comissão organizadora:
José António Bandeirinha. CES
Stefania Barca. CES
Vítor Cóias e Silva. Empresa STAP

> Inscrições online encerradas. Serão aceites inscrições presenciais no dia do evento.

> Apresentação (pdf)

Apresentação

A História da Construção constitui uma disciplina de definição recente que pretende analisar a evolução do modus faciendi de uma actividade humana milenar, numa abordagem transdisciplinar. A Construção – Civil, Religiosa, Militar, Tradicional, Industrial, Pública e Privada - deixa de ser vista somente como uma actividade de construtores, arquitectos e engenheiros, associada às questões de evolução da utlização de materiais e tecnologias. Passam a ser estudados também os comportamentos culturais próprios dos construtores, a organização social e económica necessária à mobilização de mão-de-obra e os factores corporativos e sindicais. O seu âmbito estende-se assim às políticas económicas e aos métodos de organização do trabalho usados na implementação de programas urbanísticos e de obras públicas; à eliminação e adaptação de ofícios tradicionais; à criação de novas indústrias e actividades comerciais, à destruição e criação de símbolos de identidade, à génese de fenómenos migratórios, aos processos de integração e exclusão.

Esta disciplina tem vindo a ser estabelecida e desenvolvida sobretudo no Reino Unido, Espanha, Alemanha e em França. Desde 1996, a Espanha organizou já 6 congressos nacionais dedicados à História da Construção. A França levou a cabo em 2009, o primeiro congresso nacional. O 1º Congresso Internacional foi organizado em Madrid, em 2003, o 2º em Cambridge em 2006 e o 3º Congresso foi realizado em Maio de 2009, em Cottbus, Alemanha.

A organização desta conferência pelo CES permite aprofundar a linha de investigação Conhecimentos “tradicionais” e mudança social da área de “Ciências, Tecnologias e Humanidades”.

Os conferencistas convidados são académicos portugueses que têm desenvolvido investigação em diferentes vertentes da disciplina. A variedade das comunicações, enquadradas nos objectivos da História da Construção, permitirá demonstrar e explorar alguns dos campos fundamentais em que a História da Construção se pode desenvolver em Portugal. O espectro das matérias abordadas não pretende ser exaustivo mas constituir simplesmente o pretexto para uma primeira discussão dos aspectos específicos da Construção em Portugal ao longo da História.

Está prevista a publicação das actas da conferência (em formato electrónico) e em papel, com o objectivo de constituir um primeiro instrumento para o aprofundamento futuro desta disciplina no nosso País e para difusão no contexto internacional.

Modalidades de inscrição:

Inscrição normal: 20 euros

Estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento: 10 euros

Estudantes e investigadores do Centro de Estudos Sociais de Coimbra: gratuita

Serão atribuídos certificados oficiais de participação no final da conferência

Apoios

> Imprimir esta página