Seminário do Núcleo de Estudo sobre Cidadania e Política Sociais
Representações da cidade insegura no Brasil e em Portugal

Eda Góes, pós-doutoranda CES

15 de Fevereiro de 2010, 17:00, Sala de Seminário do CES, 2º Piso, Coimbra (data alterada)

Nova data: 18 de Fevereiro de 2010,
17:00,
Sala de Seminário do CES, 2º Piso, Coimbra

Apresentação

Partindo do pressuposto de que a insegurança é uma dimensão importante das cidades contemporâneas, mas possui significados diferentes que sustentam práticas que podem ser distintas, exigindo, portanto, constante articulação entre micro e macro-análises, buscamos comparar o tratamento dado à questão no Brasil e em Portugal. Identificamos cenários comuns que apontam para o importante papel desempenhado pela mídia na mediação das relações entre violência real e violência representada, mas também cenários distintos, que confirmam a importância do pressuposto adotado.

Nota biográfica

Graduada (1986), mestre (1991) e doutora (1998) em História pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, atuando nos cursos de graduação em Geografia e Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT - UNESP. Tem experiência na área de História do Brasil e História da Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: violência urbana; questão penitenciária; representações sociais; cidadania no Brasil; produção da cidade. É membro do GAsPERR - Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais.

> Imprimir esta página