Mulheres na Arquitectura

4 a 21 de Março de 2010, Coimbra

Esta actividade realiza-se no âmbito da XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Apresentação

O evento propõe-se constatar, analisar e comemorar a crescente presença da mulher na Universidade e, em particular, na Arquitectura. Este projecto tem como objectivo fazer uma recapitulação da presença da mulher na história da arquitectura do século XX; apresentar o trabalho de investigação de arquitectas como testemunho dessa presença e vitalidade; e debater a presença pública e a contribuição da mulher em diversas planos – arquitectura, história, crítica, investigação – no panorama português. Este projecto visa um público alargado, por abordar a questão do papel da mulher na sociedade contemporânea.

O evento “Mulheres na Arquitectura” tem 3 componentes:

1. COLÓQUIO sobre trabalhos de Investigação na área da cidade e arquitectura desenvolvidos por arquitectas. Debates sobre o tema “Mulheres na Arquitectura” com a participação da Prof. Virgínia Ferreira, Arqa. Helena Roseta, Arqa. Ana Tostões, Prof. Paulo Varela Gomes, entre outros. A ter lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Data e local: 4 Março de 2010, Anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
> cartaz

2. EXPOSIÇÃO sobre um conjunto de personalidades e as suas contribuições no plano internacional, no século XX, a ter lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Data e local: 4 a 21 de Março de 2010, Sala de Exame Privado

3. PUBLICAÇÃO dos conteúdos do evento “Mulheres na Arquitectura”: resultado das investigações e apresentação das personalidades em estudo no contexto internacional. Esta publicação, lançada durante o Seminário e Exposição, será realizada pela eIdIarq, serviço editorial do Departamento de Arquitectura, inaugurando uma segunda série da sua revista – ecdj Académico.

Data e local: lançamento a 4 de Março de 2010 da revista Joelho, nº 1
> capa

Outras observações
3 Créditos no âmbito da 'Formação Opcional em Matérias de Arquitectura'