Ciclo de conferências 'Encontros com a História'

Problemas da Historiografia Africana

João Paulo Borges Coelho, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique

Apresentação: António Sousa Ribeiro, Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Letras, U. Coimbra

22 de Março de 2010, 16:00, CES-Lisboa, Picoas Plaza (Metro: Picoas)

Entrada livre

Apresentação

Questionando a historiografia de África de um ponto de vista metodológico e epistemológico, João Paulo Borges Coelho debaterá alguns problemas relacionados com a interpretação dos materiais de arquivo. Em paralelo, interrogando-se sobre o estatuto das narrativas orais, procurará descentrar a perspectiva linear da ‘macro’ narrativa histórica.

Nota biográfica

João Paulo Borges Coelho é doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Bradford (Reino Unido), sendo actualmente Professor na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique), no Departamento de História. Os seus temas actuais de investigação incluem a construção política e os conflitos e segurança na África Austral e no oceano Índico, os movimentos e ordenamento populacional no território, e as questões que relacionam a história, o poder e a memória. Tem, sobre estes temas, numerosos trabalhos publicados. João Paulo Borges Coelho é também um dos mais destacados escritores moçambicanos, tendo já sido galardoado com o mais importante prémio literário deste país - Prémio José Craveirinha - com o romance As visitas do Dr. Valdez. A sua obra literária inclui ainda outros romances, As duas sombras do rio; Crónica da rua 513.2 e Campo de trânsito, dois volumes de estórias da série Índicos Indícios e uma novela Hinyambaan. Em 2009 foi o vencedor do prémio Leya, pelo romance o "Olho de Hertzog”.

Conferência realizada no âmbito do protocolo Centro de Estudos Sociais e Instituto Camões.

Organização: Maria Paula Meneses, Centro de Estudos Sociais

> Print this page