Seminário de Pós-doutoramento
Portugal e Brasil no combate a pobreza: Ingenuidade, Utopia, Compromisso? Um estudo de realidades distintas

Denise Yasodã Freitas Dornelles, Pós-doutoranda CES

25 de março de 2010, 17:00, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

Apresentação

Diante de uma vida líquida (Bauman, 2005), instável, insegura, inconstante refletir para onde caminha a proteção social é uma necessidade que se faz urgente. Um capital fetichizado em que a externalidade danosa de suas consequências se situam na materialidade cotidiana da vida local que segue comprometendo sonhos e hipotecando a esperança de tempos melhores. Urge a necessidade da reflexão de todos, do diálogo crítico-analítico constante, pois nesse contexto, ao longo do ano de 2009 foi desenvolvida pesquisa com base em grupo focal, entrevistas, observação participante na busca por desvelar através do estudo social, histórico e econômico de realidades distintas - como foco a cidade de Salvador na Bahia, região nordeste do Brasil e a cidade de Coimbra localizada no centro de Portugal - os sentidos da pobreza e os impactos dos programas de combate a esta pobreza, destacadamente o Programa Bolsa Família brasileiro (PBF) e o Rendimento Social de Inserção português (RSI).

O seminário apresenta como pressuposto consolidar o espaço de diálogo em que se reflita sobre os horizontes para onde caminham as políticas de proteção social brasileira e portuguesa no mundo contemporâneo.

Dinâmica

Através de uma mesa de diálogo refletir sobre os horizontes da política de proteção social, destacando os Programas de combate a pobreza português, Rendimento Social de Inserção (RSI) e o brasileiro Programa Bolsa Família (PBF).

Público Alvo

Comunidade académica, assistentes sociais, comunidade em geral.

Nota biográfica

Assistente Social (1992), Mestre (1997) e Doutora (2005) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS/Brasil; Pós-doutoranda pela CAPES/Brasil (2009-2010). Membro Fundadora da ONG Comunidade Morada da Paz, localizada em Vendinha/RS, Brasil. Investigadora na qualidade de pós-doutoranda do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - CESC/UC-Portugal. Professora licenciada da Universidade Católica do Salvador/BA-Brasil; Docente em Políticas Sociais e Cidadania; Desigualdades Sociais e Meio Ambiente; Investiga e Estuda principalmente os seguintes temas: Políticas de Transferência de Renda e direitos humanos; Sociedade e complexidade; Trabalho comunitário e movimentos sociais, Meio Ambiente e Formação Profissional.

> Imprimir esta página