Economia e Interdisciplinaridade(s)

29 e 30 de Abril de 2010, Auditório da Faculdade de Economia da UFF, Ingá, Niterói.

Inscrições pelo email: economia@vm.uff.br

Resumo

A Economia é hoje – foi-o sempre, aliás, mais nuns períodos do que noutros – um espaço de confluência de múltiplos saberes. Um lugar de convergência instável de vários discursos disciplinares, de cooperação e conflito. Uma área de estudo onde “visões”, temas, métodos e metáforas com origens diversas se cruzam e são assimilados. Mas também um espaço de irradiação para outros domínios.

Contudo, a intensidade, relevância e implicações de tais relações de fertilização recíproca estão longe de ser reconhecidas e, sobretudo, pensadas pelos economistas. Por um lado, tende-se a “naturalizar” a Economia, a supô-la uma ciência totalmente autônoma, ignorando a importância daquelas relações na estruturação da própria disciplina e desvalorizando os esforços e o potencial de uma auto- reflexão crítica em torno desta questão. É o que podemos designar como atitude de “negação”. Por outro lado, uma atitude simétrica, desta vez de “aceitação”, embora reconhecendo, algo vagamente, as origens interdisciplinares da Economia e o facto de os pressupostos, as métricas e as implicações de política poderem não ser neutros nem completamente isentos de valores, aceita isso passivamente como inultrapassável. Em ambos os casos se afirma a irrelevância da discussão da questão da interdisciplinaridade.Por contraposição a estas atitudes de “negação” e “aceitação”, propomo-nos estimular o debate e a reflexão em torno desta questão, assumindo uma atitude céptica de “exame crítico”. O pressuposto de que partimos é o da existência de várias interdisciplinaridades e de conotações plurais neste domínio. São vários os tópicos que projetamos discutir neste workshop e múltiplas as suas interconexões. Propomo-nos, designadamente, discutir as relações entre a Economia e disciplinas afins, como a Sociologia, a Psicologia, a História, a Ciência Política ou a Ética, mas sobretudo, e através delas, o próprio conceito de interdisciplinaridade e as diversas concepções de Economia associadas bem como as implicações para as práticas da Economia que daí poderão resultar. Mais especificamente atentaremos em questões como: Em que medida os esforços de construção de uma disciplina mais sólida e relevante num mundo turbulento como é o mundo de hoje trazem para primeiro plano a questão da interdisciplinaridade? Poderá a reflexão sobre a interdisciplinaridade fazer avançar a agenda (teórica e aplicada) da Economia? De que modo(s)? Que lições poderemos retirar nesta matéria revisitando a história do pensamento económico, nomeadamente reexaminando conceitos como o de custos sociais e externalidades ou temas como a natureza do Estado e o seu papel na economia ou as origens morais e políticas da Economia? Que implicações terão os recentes desenvolvimentos em áreas de fronteira como a da economia comportamental e experimental ou da corrente institucionalista-evolucionista para a estruturação e prática da Economia? Como as avaliar?

9:45-10:00 Sessão de Abertura

10:00-11:15 Um exercício interdisciplinar: identificar o lugar do Estado na economia
José Reis (Universidade de Coimbra)

Furtado and the Brazilian state, or the economist as political scientist
Mauro Boianovsky (Universidade de Brasília)

11:15-11:45 Pausa para café

11:45-13:00 A análise dos custos sociais em K. W. Kapp e Ronald Coase: duas perspectivas sobre a Economia e a interdisciplinaridade
Vítor Neves (Universidade de Coimbra)

Instituições e a relação entre Economia e Sociologia
David Dequech (Universidade Estadual de Campinas)

13:00-14:30 Almoço

14:30-16:15 Experiências e comportamento: o diálogo entre a Economia e a Psicologia
Ana Cordeiro Santos (Universidade de Coimbra)

Economia Histórica e História Econômica
Jaques Kerstenetzky (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Discurso e Economia: O Indivíduo na HPE visto sob o prisma arqueológico de Foucault
Emmanoel Boff (Universidade Federal Fluminense)

10:00-11:15 Os valores na Economia: do pragmatismo a Gunnar Myrdal
José Castro Caldas (Universidade de Coimbra)

Economia e Ética
Celia Lessa Kerstenetzky (Universidade Federal Fluminense)

11:15-11:45 Pausa para café

11:45-13:00 Governação, Instituições e Terceiro Sector. A necessidade de uma abordagem interdisciplinar
Vasco Almeida (doutorando Universidade de Coimbra)

As cidades da Economia: de um conhecimento disciplinar a uma ciência aberta
Nuno Serra (doutorando Universidade de Coimbra)

Organizadores: Celia Lessa Kerstenetzky (CEDE – Universidade Federal Fluminense; email: celiakersten@gmail.com) e Vítor Neves (FEUC/Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra; email: v.neves@netcabo.pt ).

> Imprimir esta página