Seminário Internacional
«SABEReseARTES» como Investigação

12 e 13 de Julho de 2010, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

Apresentação

«SABEReseARTES» como Investigação é uma iniciativa acolhida pelo NECTS (Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade) que visa organizar uma série de eventos em torno das actividades/manifestações estético-expressivas (por ora, de ênfase cénica/performativa/visual) entre outros saberes.

A iniciativa enquadra-se na diversidade dos debates instigados pelo CES sobre as questões da cidadania cognitiva e das concepções transversais/interfaciais de produção e legitimação de conhecimento. Tem por objectivo principal aprofundar e diversificar tais discussões, fundamentando-as numa experiência incorporada e implicada, de modo a tornar menos tensa a adequação da formulação dos resultados de certas investigações das Ciências Sociais e Humanas e a sua expressão/comunicação, nomeadamente, promover a horizontalidade possível entre a experiência, a transformação social e sua análise.

Pretende-se ainda fomentar as condições de base para criação de círculos de intermediação, articulação e colaboração entre domínios de Conhecimentos, de Culturas e das suas plurais modalidades de Comunicação mobilizando as várias Ciências, Saberes (tradicionais/modernos e tecnológicos/artesanais), Artes e Sociedades enquanto projecto educacional, de cidadania criativa e de transformação e justeza-beleza social.

Concepção e organização: Berta Teixeira; Supervisão: João Arriscado Nunes; Coordenação: Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade

«SABEReseARTES» como Investigação teve como programa, a 12 e 13 de Julho, um Seminário Internacional  sob o tema "Cidadania Cognitiva: Artes e Saberes enquanto Investigação nas Sociedades de Conhecimento Contemporâneas".

Seminário Internacional «SABEReseARTES» como Investigação

Cidadania Cognitiva: Artes e Saberes enquanto Investigação nas Sociedades de Conhecimento Contemporâneas.

Com intervenções de 10 a 15 minutos, propôs-se  que os convidados reflectissem sobre os seus caminhos e processos de trabalho (investigação-criação), partindo das seguintes perguntas: A criação artística pode ser considerada e legitimada como investigação (nos moldes científicos-académicos)? Como podem as áreas artísticas trazer contributos para as demais áreas-disciplinas? Podem os artistas e praticantes de saberes específicos participar em equipas de investigação cujo objecto de estudo não remete para os campos das artes ou desses mesmos saberes? Quais as agendas sobre a cidadania, desenvolvimento sustentável e sua relação com as artes-saberes? Estas foram  algumas das perguntas iniciais para estreitar a relação das artes, saberes e produção/legitimação do conhecimento em geral.

Segunda-feira, 12-07-2010

09h30m Abertura

João Arriscado Nunes - Professor, Investigador CES-UC

10h00m/13h00m Sessão I
(com pausa de cortesia)

Pedro Sena Nunes - Realizador, Documentarista, Professor
Mirian Tavares - Investigadora, Professora da Universidade do Algarve, CIAC
Maria João Brilhante - Investigadora, Professora da UL e Directora do Teatro Nacional D. Maria II
António Augusto Barros – Encenador, Escola da Noite, Cena Lusófona

Discussão

15h00m Sessão II
(com pausa de cortesia)

Josette Féral - Investigadora e Professora da Escola Superior de Teatro da Universidade de Québec- Montreal, Canadá

21h30m

Projecção do documentário "Há tourada na aldeia" de Pedro Sena Nunes (Teatro Cerca de São Bernardo)

Terça-feira, 13-07-2010

10h00m/13h00m Sessão III (com pausa de cortesia)

António Pedro Pita - Investigador, Professor da UC e Director Regional da Cultura Centro
Tiago Porteiro - Actor, Encenador, Investigador e Professor na Universidade de Évora
Bruno Andrade - Capoeirista, Doutorando do CES
Fernando Matos Oliveira - Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Estudos Artísticos, Membro da Associação de Críticos de Teatro, Membro da redacção da Revista Sinais de Cena

Discussão Final e Encerramento

ALMOÇO de Encerramento do Seminário Internacional

Em Outubro e Novembro dá-se continuidade à iniciativa com a acção de Formação Avançada “A construção do olhar documental” por Pedro Sena Nunes.

> Imprimir esta página