Conferência Internacional
Trabalho e Desigualdades no Brasil e no Mundo

Cláudia Nogueira
"Trabalho e desigualdades de género no Brasil contemporâneo"

Ricardo Antunes
"Metamorfoses do trabalho no capitalismo global de início do século XXI"

12 de Novembro de 2008, 17:00, FEUC, Sala Keynes

No âmbito dos Programas de Doutoramento "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo"

Notas biográficas

Claudia Mazzei Nogueira é Professora Doutora do Centro Sócio- Econômico (CSE) do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Gênero, da mesma instituição. É autora, entre outros, dos seguintes livros: - A Feminização no Mundo do Trabalho: entre a precarização e a emancipação, São Paulo/ Campinas: Editora Autores Associados; - O Trabalho Duplicado. A divisão sexual no trabalho e na reprodução: um estudo das mulheres trabalhadoras no telemarketing. São Paulo: Editora Expressão Popular. É membro do Conselho Editorial da Revista Margem Esquerda (Ed. Boitempo), da Revista Nuestra América, Roma – Itália e da Revista Katalysis (Editora da UFSC).

Ricardo Antunes é Professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Foi Visiting Research Fellow  na Universidade de SUSSEX, Inglaterra. Recebeu o Prémio Zeferino Vaz da Unicamp (2003) e a Cátedra Florestan Fernandes da CLACSO (2002). É pesquisador do CNPq.  Publicou, entre outros, os seguintes livros: - O Caracol e sua Concha: Ensaios sobre a Nova Morfologia do Trabalho. São Paulo:Ed. Boitempo, 2005; - Adeus ao Trabalho? São Paulo: Ed. Cortez, 13ª edição, (publicado também na Itália, Espanha, Argentina, Colômbia, Venezuela e México); - Os Sentidos do Trabalho. São Paulo:Ed. Boitempo, 10ª edição (publicado também na Argentina e Itália). Actualmente coordena as Colecções Mundo do Trabalho, pela Boitempo Editorial e Trabalho e Emancipação, pela Editora Expressão Popular. Colabora regularmente em revistas nacionais brasileiras (Margem Esquerda) e estrangeiras (Latin American Perspectives/EUA; Proteo/Itália; Asian Jounarl of Latin American Studies/Coréia do Sul; Herramienta/Argentina, dentre outras.