A democracia supranacional: construção das decisões no âmbito da CPLP

Hélder Vaz, Director Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Comentário: Boaventura de Sousa Santos

9 de Janeiro de 2009, 14h30, Sala de Seminários do CES

Organização: Programas de Doutoramento em "
Democracia no século XXI" e Pós-colonialismos e Cidadania Global"

> Inscrição
Inscrições limitadas ao número de lugares disponíveis na sala (40 lugares)

Apresentação
No momento em que o Portugal tem a Presidência bienal da Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa (CPLP), este seminário pretende reflectir sobre a governação desta instituição, e compreender de que forma as decisões são tomadas pelos diferentes órgãos no seio dela.

Hoje, como sintetizou o penúltimo Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Luís Fonseca, a CPLP é prioritariamente “um instrumento de ligação e coesão dos seus países que, sem contiguidade geográfica, comungam, para além de um passado histórico comum e afinidade cultural centrada na língua portuguesa, de uma visão dum mundo pluralista e pugnam por um projecto de maior equilíbrio no cenário internacional, no anseio pelo desenvolvimento e pela erradicação da pobreza”.

Apesar da exiguidade de recursos de que dispõe, a vitalidade da CPLP reflecte-se na defesa da Democracia e no elevado número de medidas conjuntas que os Estados-membros têm adoptado para harmonizar politicas, activar procedimentos comuns e cooperar em domínios tão importantes como a Justiça, a Educação, as Forças Armadas, Ambiente e Migrações, entre outros.

Nota biográfica

Nascido em Bissau, na Guiné-Bissau, licenciou-se em filosofia na Universidade Católica Portuguesa. Frequentou o mestrado em Administração e Gestão Pública na Universidade de Albany-SUNY. Entre 1993 e 2004 foi consultor de várias entidades, nomeadamente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da USAID, do TIPS (Trade and Investment Project Support) e do Grupo Águas de Portugal. Foi Deputado à Assembleia Nacional da Guiné-Bissau (1994 -2004) e Ministro da Economia e do Desenvolvimento Regional (2000-2001);

Entre 1987 e 1992 foi Director do Gabinete de Estudos e Planeamento do CENFIC em Portugal, tendo no mesmo período exercido a actividade de Formador de Empresários, Gestores e responsáveis autárquicos nas áreas do Planeamento Estratégico e acesso aos Fundos Comunitários.
Entre 1999 e 2004 foi Presidente de um partido político na Guiné-Bissau, tendo sido Secretário-Geral do mesmo partido entre 1991-1996.

De 2004 a 2007 foi Senior Advisor e Coordenador do Departamento de Relações Internacionais da UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas). Foi representante da UCCLA no Conselho Económico e Social das Nações Unidas e nas Comissões Económicas Regionais da ONU para África, América Latina, Ásia e Pacífico e Europa, de 2005 a 2007.